CI

Mendes Ribeiro visita Show Rural e fala sobre as ações do governo

Ministro destaca importância do Oeste paranaense e do evento


O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, esteve presente nesta segunda-feira (06) no Show Rural Coopavel 2012. Na sua visita, passou por estandes de empresas e entidades e concedeu entrevista coletiva para a imprensa. Para Mendes, a feira é de grande importância, visto que o Paraná é um grande e importante produtor de alimentos. Na oportunidade, ressaltou o potencial agrícola da região Oeste do Estado.

Um dos assuntos mais presentes na região Sul, a estiagem, foi o primeiro ponto levantado. Para o ministro, esta questão não deve ser abordada apenas depois das perdas, mas deve acompanhar o ano inteiro com prevenções e ações que minimizem os prejuízos. Comparada à produção nacional, Mendes diz que as perdas serão mínimas, mas não menos importantes, e o Ministério está realizando ações para o país estar preparado para as possíveis secas dos próximos anos.

Outro problema questionado foi o escoamento de produção, que para o ministro é extremamente preocupante. Entretanto, tem solução, e o MAPA visa apurar as questões que envolvem transporte, como hidrovias e estradas, e também armazenagem. Entre as ações previstas, estão as unidades de regionalização, que têm como objetivo ser um braço do Ministério em cada uma das cinco regiões. “Deixemos a política para Brasília. Perto da base fica quem tem que assistir o produtor. E isto é o Ministério”, disse, sob os aplausos de quem acompanhava. “O ministro não ministro dos grandes. É ministro dos grandes, dos médios e dos pequenos”, conclui, lembrando que as ações não são voltadas apenas a um setor, mas todo o agronegócio brasileiro.

Mendes Ribeiro ainda salientou a surpresa que teve ao ver o prestígio que o Brasil tem diante dos demais países durante encontro com ministros da Agricultura em Berlim, na Alemanha. “Eles esperam para ver onde o Brasil se senta à mesa para depois sentarem em volta. Querem conhecer este milagre chamado Brasil”, destaca. Na ocasião, esteve em contato com representantes do governo russo. Segundo Mendes, o embargo foi principalmente de cunho político, e lembrou otimista que duas plantas já voltaram a embarcar carnes ao país.

Após a coletiva, o ministro seguiu acompanhado de outros representantes do governo federal, estadual e municipal em visita pela feira.

O Show Rural Coopavel 2012 segue até esta sexta-feira (10).
 
*Especial do Show Rural Coopavel - Cascavel/PR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.