CI

Mercado da carne no mundo foi destaque no Congresso Internacional

As imposições do mercado internacional foram debatidas no primeiro dia do Congresso Internacional da Carne


As imposições do mercado internacional foram debatidas no primeiro dia do Congresso Internacional da Carne

O assunto predominante do Congresso Internacional da Carne, que acontece em Campo Grande (MS) de 07 a 09 de junho, foi o mercado da carne que o Brasil conquistou nos últimos anos e as consequências de representar 33% de toda carne exportada no mundo. “Nós estamos incomodamos”, resumiu o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat - Luciano Vacari. Hoje o Brasil é o primeiro exportador e o segundo produtor de carne do planeta.


Um claro sinal de que o crescimento incomoda o mercado externo é o tom de ameaça que a Rússia adotou nos últimos dias de embargo a 85 estabelecimentos alegando razões sanitárias, sem aviso prévio ao governo brasileiro. “O governo tem que tomar posições firmes para evitar que isso aconteça e todos os esforços são necessários”, pontuou o presidente da Acrimat, José João Bernardes. Para a Acrimat, o governo precisa interferir de forma incisiva nessa questão para que a imagem de produção de carne no Brasil não sofre prejuízo.

Segundo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, “até o final deste mês de junho a situação deverá ser resolvida”. Ele ressaltou que “uma missão deve ir à Rússia nos próximos dias, com documentos de análises de laboratórios para atender as exigências fitossanitárias do governo russo”.


Participam do Congresso Internacional da Carne a diretoria da Acrimat, os representantes da associação de oito regiões de Mato Grosso e lideranças do setor produtivo. “Assuntos relevantes estão sendo discutidos aqui no evento e os rumos do setor para os próximos anos são pontuados por especialistas do mundo inteiro e essas informações são estratégicas para o nosso negocio”, disse o presidente da Acrimat. O evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em conjunto com o International Meat Secretariat (IMS), conta com a participação de 19 estados e 11 países.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.