CI

Mercado da Pedra é reinaugurado e garante novo espaço para agricultura familiar

Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim ganharam um novo espaço para adquirir frutas, verduras e legumes


Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim ganharam um novo espaço para adquirir frutas, verduras e legumes. Foi reinaugurado, na tarde desta quarta-feira (28), o tradicional Mercado Quincas Borba Leão, conhecido popularmente como Mercado da Pedra. O espaço, que foi totalmente reformado, fica localizado no bairro Gandu e também é um importante canal para que os agricultores familiares comercializem seus produtos.

O investimento para a reforma foi de aproximadamente R$ 530 mil, viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Prefeitura Municipal. Os recursos foram garantidos pela emenda do deputado estadual Rodrigo Coelho. A ordem de serviço para início das obras foi assinada em maio deste ano. 

Considerado patrimônio histórico da cidade, o Mercado da Pedra recebeu melhorias no ambiente para os lojistas e na estrutura, para atender a população. A obra – que foi tocada pela prefeitura municipal – restaurou instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e adaptou os banheiros para torná-los acessíveis a qualquer cidadão.

Participaram da solenidade da entrega da reforma o governador Paulo Hartung; os secretários da Agricultura, Octaciano Neto, e da Comunicação, Andreia Lopes; o atual prefeito da cidade, Carlos Casteglione, e o eleito, Victor Coelho; além de deputados estaduais e federal, prefeitos, vereadores e comerciantes. 

Há 27 anos no mercado e presidente da associação de comerciantes, João Pedro Módolo, que vende verduras e legumes, afirmou que a reforma era muito aguardada pelos permissionários que utilizam o local para vender seus produtos. "Não tínhamos infraestrutura, higiene, conforto. Hoje está tudo renovado. É um ambiente revitalizado e esperamos o aumento do movimento dos consumidores", disse João Pedro, que estava ao lado do pai, Joãozinho Módolo, que trabalha há 50 anos no mercado.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que a inauguração foi viabilizada em parceria com o Poder Legislativo Estadual, fruto de emenda do deputado Rodrigo Coelho. "Os mercados são marcas na vida da comunidade. Marcam a cultura, costumes e servem como conexão entre quem produz e quem precisa. É importantíssimo termos um mercado bonito e estruturado aqui em Cachoeiro de Itapemirim", destacou o governador.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a reforma do Mercado da Pedra ajudará a agricultura familiar de Cachoeiro. "O mercado é um marco na cidade e um patrimônio histórico. Estava há 33 anos sem reforma. Os comerciantes foram capacitados para atender bem os clientes. Pela localização o mercado, pela centralidade, a agricultura familiar ganhou um espaço novo para comercializar a produção", disse o secretário Octaciano Neto.

O deputado estadual Rodrigo Coelho afirmou que o objetivo da emenda era ajudar ao mercado a ter melhor estrutura para os comerciantes e consumidores. E o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, agradeceu a parceria com o governo para a obra.

Voltado para oferecer um espaço de comercialização para agricultores familiares, o Mercado da Pedra recebeu sua última reforma em 1983. Desde então, os usuários do local (comerciantes e consumidores) reclamavam da situação em que ele se encontrava. Com a nova reforma, o local passa a ter 19 boxes, todos com portas de aço, além de um corredor central. Uma estrutura muito diferente da anterior.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.