CI

Mercado de cebolas crescente e segmentado exige sementes adaptáveis às diversas condições de plantio

Vasto portfólio de cebolas híbridas Topseed Premium atende produtores de Norte a Sul do país


Vasto portfólio de cebolas híbridas Topseed Premium atende produtores de Norte a Sul do país

O aumento de plantio de cebolas em áreas como o Nordeste, a alta oferta de produtos provenientes do Cerrado, Sul e Sudeste do país, além das importações de cebolas europeias fazem com que os produtores sejam cada vez mais estratégicos no momento do plantio. Nesse contexto, ganha cada vez mais importância o vasto portfólio da Topseed Premium com 11 variedades de cebolas, que consegue oferecer a opção certa, no momento certo, levando aos produtores através das sementes qualidade, produtividade, rusticidade, tecnologia e conhecimento.

No Cerrado Brasileiro, região que engloba os estados de MG, GO e DF, a topografia, temperatura e clima fazem com que a área seja uma das melhores para se produzir cebolas no Brasil. Segundo Douglas Machado, Coordenador Técnico de Vendas do Cerrado da Agristar,a linha Topseed Premium permite ao produtor ter opções para toda a época de plantio. “Conseguimos posicionar a variedade correta de acordo com o objetivo do produtor. Para as primeiras áreas de plantio, o destaque da linha é o material Andrômeda F1; a partir de meados de janeiro, podemos contar com nosso material Aquarius F1; a Sirius F1, logo em seguida; a Optima F1, um dos materiais com melhor formato de bulbo do mercado; a Perfecta F1 possui o maior potencial produtivo para a região; a Soberana F1 é material de alta adaptação em vários tipos de solo; por fim, nas últimas épocas de plantio, contamos com a Lucinda F1”, explica.

No estado de São Paulo, a região de Monte Alto tem uma área de cultivo de cebola em torno de 1.500 ha e sofre pouca variação durante os anos. A predominância é de pequenos produtores, que normalmente semeiam a cebola após a safra de cereais. “Os híbridos de cebolas da linha Topseed Premium ajudaram a resolver problemas como doenças e uma melhor uniformidade de bulbos e raízes. Isso é possível porque todas as variedades lançadas são testadas e adaptadas em estações experimentais próprias e são fundamentais para que cada material chegue ao mercado com o manejo adaptado a cada região e período do ano. As variedades da linha Topseed Premium mais plantadas são a Aquarius F1, Optima F1 e Soberana F1”, destaca o Coordenador Técnico de Vendas São Paulo, Renato Souza.

Para o Coordenador Técnico de Vendas Nordeste, José Francisco Albuquerque, dos 11 materiais da linha é possível destacar para os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba cinco já reconhecidos no mercado e com janelas de semeio definidas: Aquarius F1, Andrômeda F1, Fernanda F1, Predileta F1 e Serena F1. “Todos são ótimos materiais, desde que respeitadas as suas limitações e janelas de semeio. São inúmeros os casos de sucessos e isso graças aos bons resultados obtidos com produções que chegaram a patamares jamais vistos ou esperados. Neste ano tivemos áreas de lavoura da cebola Fernanda F1 com 150 ton/ha, a Serena F1 com 140 ton/ha, por exemplo. Até o meio do ano de 2017 a meta é termos outros cinco novos materiais para oferecer para o mercado e buscar novas parcerias. Podemos destacar os polos de Irecê e Vale do São Francisco como berços das melhores cebolas produzidas no Brasil”, diz. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.