Mercado de máquinas tem recuperação
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Arquivo

AVALIAÇÃO

Mercado de máquinas tem recuperação

Agronegócio puxou alta acima de 15 % no mês, o melhor desempenho no mês desde 2018
Por: -Eliza Maliszewski
221 acessos

O mercado de máquinas agrícolas está em recuperação. Entre os fatores que contribuíram está a safra recorde de grãos que aumentou a rentabilidade do produtor na exportação, setor competitivo internacionalmente e recursos do Plano Safra 20/21 liberados em julho. Os dados do desempenho em relação ao mês de julho foram divulgados nesta sexta-feira (7), em coletiva de imprensa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O mercado interno teve venda de 4,5 mil unidades, alta de 15,6% em relação a junho e 14,4% em relação a julho do ano passado, quando foram vendidas 3,9 mil unidades. O desempenho é considerado o melhor desde setembro de 2019 e o melhor mês de julho desde 2018. “Isso  reflete a maior demanda por alimentos, o agro não para. Houve desembolso de 50% nas verbas do Plano Safra neste mês”, explica o vice-presidente da entidade e responsável por máquinas, Alfredo Miguel Neto. 

As exportações tiveram um crescimento de quase 40% (39,4) em relação a junho (de 614 unidades para 856), e em relação ao mesmo período do ano passado houve queda de 40,5%. “Esse aquecimento se deve a maior demanda da Argentina que também está com seu agronegócio e exportações para a China aquecidas. Para os Estados Unidos registramos queda em função da pandemia”, destaca Miguel. 

A produção também voltou a aquecer. A alta foi de 53,8% em relação a junho, com 5,1 mil unidades. Em comparação com junho de 2019 queda de 17%. “Isso nos demonstra uma confiança muito grande no agronegócio brasileiro, sendo o melhor resultado desde outubro e estamos otimistas para este ano”, acredita o dirigente.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink