CI

Mercado de suínos paulista encerra mês com preços preocupantes

Queda nos preços de comercialização preocupa produtores


Diante das últimas quedas nos preços, o mercado de suíno vivo no estado de São Paulo demonstra preocupação. De acordo com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), em 30 dias o preço da arroba suína teve uma queda de R$ 8,00/@, que representa uma queda de 10,667%.

“A luz de alerta aparece com ênfase no segmento da produção primária da cadeia produtiva da carne suína”, divulgou em nota oficial a associação. Para a associação, se o cenário se mantiver dessa forma, as previsões para este ano precisarão ser reavaliadas. “O setor num todo tem uma previsão de crescimento nominal para 2018 de 3%. Com atual situação e sua permanência, provavelmente os números serão revistos para baixo”.

"No momento a especulação e o ambiente negativista faz a diferença. Cabe ao criador resistir e exigir uma melhor relação entre as partes. Os atuais preços já estão abaixo do custo de produção", alerta Valdomiro Ferreira, presidente da APCS.

Relação de troca

A associação explica que a relação de troca com os principais ingredientes que formam o custo de produção vem apresentando uma perda significativa para o suinocultor:

- Relação Suíno X Farelo de Soja: Um quilo de suíno vivo compra 3,57 quilos de farelo de soja. O ideal para o criador é de 5,65.

- Relação Suíno X Milho: Um quilo de suíno vivo compra 6,49 quilos de milho. O ideal para o criador é de 9,00.

Em comparação ao salário mínimo, esclarece a APCS, uma arroba suína equivale a 7,02% do salário mínimo. “O ideal seria 9,60% pelo menos”. Em comparação com o boi, a distorção é ainda maior. “Hoje o preço da arroba suína equivale a 46,14% do preço da arroba do boi. O ideal para o suinocultor é entre 75% a 80%”, concluí Ferreira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.