CI

Mercado global de açúcar caminha para déficit em 2015/16, diz OIA

Organização não espera uma alta acentuada dos preços no futuro próximo.


A Organização Internacional de Açúcar (OIA) projetou um déficit global de açúcar de 2 milhões a 2,5 milhões de toneladas na temporada 2015/16, anunciando um novo ciclo de déficit no mercado internacional do adoçante.

A organização com sede em Londres ainda estimou um excedente global de açúcar de 473 mil toneladas na temporada 2014/15, ante excedente de 3,63 milhões em 2013/14.

Na previsão trimestral divulgada em agosto, a OIA havia estimado um excedente maior para 14/15, de 1,3 milhão de toneladas.

A OIA afirmou que o consumo global de açúcar vem subindo a uma taxa média anual de 1,95 por cento, o que equivale a cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano.

O déficit projetado para 2015/16, portanto, implicaria um pequeno aumento na produção mundial de açúcar, se a tendência continuar.

"Considerando as condições climáticas normais nos próximos 21 meses, pode-se esperar que a produção de açúcar se recupere em um número de países onde o mau tempo tem significativamente reduzido ou afetado seriamente a produção durante 2014/15. Por outro lado, um recuo significativo na produção de açúcar é projetado para a UE", disse a OIA.

A organização não espera uma alta acentuada dos preços no futuro próximo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.