Mercado internacional vai ditar preço do milho no Brasil

ANÁLISE AGROLINK

Mercado internacional vai ditar preço do milho no Brasil

Se exportação for de apenas 27 milhões de t, estoques finais vão derrubar preços
Por: -Leonardo Gottems
927 acessos

O volume de exportações é o ponto nevrálgico do quadro de Oferta & Demanda do milho no Brasil para esta temporada, de acordo com avaliação da T&F Consultoria Agroeconômica. Se forem cumpridas as metas previstas pela Conab, de exportação de 31 milhões de toneladas, os preços cairão, mas não tanto. Por outro lado, se a previsão da ANEC (Associação Nacional de Exportadores de Cereais) de exportação de apenas 27 milhões de toneladas estiver correta, então os estoques finais aumentarão significativamente e os preços cairão forte. 

Por isso, o acompanhamento do Line-Up dos embarques semanais é importante e das atualizações mensais a respeito deste item. “O cenário mundial está pesando sobre os mercados. A oferta abundante condiciona a recuperação dos preços. O relatório do USDA desta semana reafirma um cenário mundial dominado por folgados volumes do cereal”, comenta o analista Luiz Fernando Pacheco.

Na América do Sul foram mantidas as excelentes perspectivas de produção tanto do Brasil quanto da Argentina e as colheitas nos dois países caminha para níveis históricos. Nos EUA a debilidade da demanda se reflete no ritmo de vendas externas, assim como no consumo interno e eleva as estimativas de estoques finais da temporada 2018/19.

“Por outro lado, a nova safra americana ganha atenção. As lavouras estão em época de plantio e o clima impõe desafios. Inundações fazem crescer a especulação em torno da área efetivamente semeada. No plano dos preços, os mercados não conseguem encontrar sustentação para impulsionar uma recuperação consolidada. Na CBOT os valores voltam a deprimir-se e o clima aparece como um dos poucos elementos que poderão dar algum respaldo à alta das cotações”, conclui Pacheco.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink