CI

Mercado interno de máquinas agrícolas cresceu

O agro vem puxando o segmento. Cerca de 25% das vendas são para o setor


Foto: Pixabay

O mercado interno de máquinas agrícolas e rodoviárias (de construção) acumula alta no ano. É o que apontam os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgados em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (6).

Em relação a setembro a queda foi de 5%, com venda de 4,5 mil unidades. Em relação a outubro de 2019, no entanto, houve alta de 7,2%. “Estamos tendo um ano bom. Entre janeiro e outubro houve alta no mercado interno de 1,6%. A queda de outubro é normal pela sazonalidade porque há maior foco em colheitadeiras. O agro vem puxando o segmento. Cerca de 25% das nossas vendas são para o setor”, destaca o vice-presidente da associação, Alexandre Bernardes.

Na exportação há uma queda de 20,5% no ano e alta de 21,1% em relação ao mês anterior. Seguiram para fora, em outubro, 901 unidades. No mesmo mês do ano passado foram 1.134 unidades. Entre os motivos está a dificuldade em função da pandemia. Neste ano a queda nas exportações é de 32,1%.

Na produção, em outubro saíram das fábrica 4,9 mil unidades, avanço de 9% em relação a setembro. No ano queda de 5,2%. Em outubro de 2019 foram produzidas 5,2 mil unidades nas fábricas brasileiras. De janeiro a outubro a queda é de 18%. “No pico da pandemia tivemos menos produção e com as exportações caindo era normal que caísse. Esperamos uma leve recuperação até o final do ano”, completa Bernardes. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.