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Mercado muçulmano tem 1,8 bi de consumidores

Empresa de chocolates do ES é a mais nova com certificação halal


Foto: Pixabay

1,8 bilhão de pessoas. Este é o número atual de islâmicos ao redor do mundo. Número que tende a crescer. Dados do relatório intitulado “O futuro das religiões do mundo: população e Projeções de Crescimento 2010-2050” apontou que em 2050 o número de muçulmanos chegará a 2,8 bilhões no planeta. Público consumidor que, em sua maioria, possui considerável potencial econômico e que buscam produtos que atendam às exigências da fé praticada, ou seja, produtos com certificação Halal.

Adicionalmente, o empresariado brasileiro deve considerar o aprofundado histórico das relações internacionais entre Brasil e países árabes. Conjunturas que confirmam que obter a certificação halal é sinônimo de inúmeras oportunidades de um mercado extremamente promissor.

Prova para estas afirmações está no considerável aumento anual pela procura de empresas interessadas em estabelecer relações comerciais com este mercado e a Espírito Cacau já compõem a lista de empresas certificadas.

Segundo o International Business Developer na Espírito Cacau Renato Fasolo, indústria presente no mercado de cacau desde 2013, o objetivo inicial de ser uma empresa certificada se deu pela necessidade de atender clientes dos Emirados Árabes Unidos. Contudo, percebeu que a certificação pode ir além. “Com a certificação tivemos a convicção que iremos ampliar nossas vendas, pois demonstraremos a conformidade de nossos processos e produtos para este grande e promissor mercado”, inicia.

Empresa 100% nacional e reconhecida internacionalmente, a Espírito Cacau conta hoje com o diferencial de ter o conceito tree-to-bar, isso porque possui fazendas próprias na região de Linhares (ES), região que possuí (IG) Identificação Geográfica do cacau registrada, sendo a primeira do Brasil, a ser premiada pela qualidade do cacau de origem (cacau fino) e atualmente eleita como detentora do melhor cacau do Brasil e uma das melhores do mundo. Predicados e visão de longo prazo que garantiram a premiação no Salon du Chocolate em Paris, França, pelo cacau produzido.

Para ele, a certificação Halal está alinhada aos processos da companhia. “Setores como de produção, qualidade, administrativo e compras foram beneficiados com este processo de certificação. Além do incremento qualitativo do rol de fornecedores que passamos a operar”, alinha Renato.

Segundo o profissional, a parceria com a SIILHalal, Certificadora Halal Brasil responsável por toda a operação, foi um sucesso em função da expertise de toda a equipe. “Esta parceria tinha que acontecer, pois, desde o primeiro contato com a Sra. Dalali Darwiche, sempre muito solicita às nossas necessidades, não poupou esforços para que pudéssemos avançar para acessar este mercado. Além disso, a SIILHalal possui um grande diferencial no mercado que é o serviço gratuito de consultoria e tradução feita em todas as nossas embalagens e produtos. Hoje a SIILHalal se tornou uma parceira estratégica para a nossa indústria e temos a certeza de que esta parceria vai prosperar”, conclui e encoraja: “Convido a todos os empresários, em especial aos micro e pequenos empresarios brasileiros a olharem para o mercado internacional como nós olhamos, o Brasil tem uma rica diversidade cultural e de produtos exportáveis. Acreditamos que o mercado internacional é quem ajudará o nosso país a prosperar com a geração de renda e emprego. A certificação é um belo passo para melhorias internas, ganhos de imagem e mercado”, Fasolo.

O CEO da SIILHalal, Chaiboun Darwiche, corrobora todo o alinhamento. “Cada vez mais empresas buscam se adequar atenta às oportunidades do mercado halal e muitos segmentos procuram a SIILHalal para validar seus processos. Hoje nosso portfólio conta com empresas de diversos segmentos: chocolate, café, grão, cosméticos, indústrias processadoras de carne de frango e bovina, entre outras.”

Atualmente a Espírito Cacau conta com duas linhas de produtos e todas focadas na saudabilidade. São linhas de origem que levam alto teor de concentração de massa de cacau, nos teores: 44% ao leite, 61%, 65%, 70%, 85%, 85% com Nibs, 61% e 70% sem açúcar. Já na linha origem, apenas o produto 44% é o chocolate ao leite, os demais produtos são veganos. Também contam com a certificação UTZ que garante as práticas de sustentabilidade sócio ambiental de suas fazendas e indústria. A segunda linha é a Linha Leite de Coco, também vegana, produto com 42% ao leite de coco e 33% branco ao leite de coco, este último utiliza 33% apenas de manteiga de cacau, tornando um produto extremamente único no mercado.

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