CI

Mercado paranaense recebe o Tomatec

Nove produtores regionais serão responsáveis pela produção, com mil pés plantados cada


Nove produtores regionais serão responsáveis pela produção, com mil pés plantados cada

O fruto do Tomatec, tecnologia de produção sustentável de tomate desenvolvida pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), estará disponível para o consumidor paranaense a partir do começo de dezembro. A rede de supermercados Tozetto, de Ponta Grossa, oferecerá o Tomatec nas suas cinco filiais.

O tomate será disponibilizado em bandejas de meio-quilo. Nove produtores regionais serão responsáveis pela produção, com mil pés plantados cada. A expectativa inicial da rede é vender 300 bandejas por semana.

Parceria entre a Emater PR e a Embrapa Produtos e Mercado, de Ponta Grossa, possibilitou a chegada da tecnologia ao estado. Em agosto, 30 técnicos de extensão rural fizeram um curso sobre o Tomatec em Curitiba.

"Estou muito feliz com a aceitação do produto e a expansão da tecnologia. O Paraná é o segundo grande mercado a comercializar o Tomatec", diz o pesquisador da Embrapa Solos José Ronaldo Macedo. Vale lembrar que a rede de supermercados premium carioca Zona Sul comercializa o produto desde agosto de 2015.

O Tomatec

O Tomatec se baseia nos seguintes pilares: plantio direto, rotação de culturas e plantio em nível, fertirrigação por gotejamento, manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical da planta com fitilho e proteção física do fruto pelo ensacamento das pencas.

O ensacamento da penca do tomate complementou as ações do MIP e teve a dupla função de proteger o fruto dos ataques das brocas e dos resíduos de agrotóxicos, evitando o depósito da calda na casca do tomate. Essas práticas permitiram que o produtor conseguisse um tomate isento de agrotóxico, pois acontece a redução do uso do mesmo devido ao MIP e à proteção física do saco.

A fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate, enquanto o plantio direto diminui a erosão que pode surgir com o preparo inadequado do solo.

Ao fim do processo da adoção do Tomatec, o fruto surge como um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporciona ao produtor receber melhor preço pelo seu produto. 

 Análises feitas na Fiocruz, no Rio de Janeiro, atestaram que o fruto sai da lavoura sem resíduos de agrotóxicos, assumindo como livre de resíduos resultados analíticos obtidos quando da leitura do equipamento for menor do que o limite de quantificação, como consta do laudo da Fiocruz. 

São parceiros da Embrapa Solos no cultivo do Tomatec no Paraná a Agrocinco, a Emater PR, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro e a Syngenta

Para saber mais sobre o Tomatec acesse https://www.embrapa.br/web/portal/busca-de-noticias/-/noticia/9421998/sistema-sustentavel-de-producao-de-tomate-aumenta-renda-de-produtores

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.