Mercosul e UE anunciam avanços conjuntos nas negociações de livre comércio


Agronegócio

Mercosul e UE anunciam avanços conjuntos nas negociações de livre comércio

Por:
0 acessos

As negociações técnicas para a formação de uma área de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia (UE) avançaram significativamente em Buenos Aires, revelou nesta segunda-feira (19-04) o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Os progressos foram alcançados pelos coordenadores dos membros plenos do Mercosul, integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, em diálogo com o diretor-geral do Comércio da UE, Peter Carl, e o diretor-geral da Agricultura do bloco europeu, José Manuel Silva Rodríguez, entre outros.

"As conversas envolveram os temas econômicos do Programa de Trabalho de Bruxelas, e os resultados da reunião foram considerados construtivos por ambas partes", destacou o Ministério argentino.

"O Mercosul e a UE consideram que o intercâmbio de ofertas vai contribuir para uma melhora nas ofertas anteriores", indicou o comunicado, que prevê o fechamento de um acordo em outubro próximo.

Além disso, o encontro abordou a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), após o fracasso de uma reunião ministerial em Buenos Aires, no início de abril.

"O intercâmbio técnico serviu para assegurar que as ofertas permitirão um avanço significativo para o fechamento das negociações em outubro deste ano, tal como está previsto no Programa de Trabalho de Bruxelas", acrescentou o comunicado.

Outro participante do diálogo foi o diretor geral adjunto das Relações Exteriores da UE, Hervé Jouanjean, em uma reunião encabeçada pelo secretário argentino de Comércio Internacional, Martín Redrado, pois a Argentina exerce neste semestre a presidência temporária do Mercosul.

As partes continuarão nas próximas duas semanas analisando as informações apresentadas em matéria de comércio de bens, serviços, investimentos e compras governamentais entre os dois blocos.

As negociações sobre as ofertas começarão durante a reunião do XIII Comitê de Negociação entre os dois blocos, previsto para entre 03 e 07 de maio de 2005, em Bruxelas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink