CI

Mercosul vê mais de 70% de chances de um acordo comercial com a UE, diz autoridade

O acordo entre a UE e o Mercosul seria anunciado durante a reunião de ministros da Organização Mundial de Comércio (OMC)


O Mercosul está confiante de que um acordo com a União Europeia será anunciado na próxima semana apesar da resistência de produtores na Europa a permitir importações de carne bovina livre de tarifas, disse na terça-feira uma autoridade do bloco comercial. “Existe uma chance de mais de 70 por cento de alcançar um acordo”, disse a autoridade próxima das negociações, que se arrastam por quase duas décadas. Ele pediu anonimato devido à sensibilidade das negociações.

O acordo entre a UE e o Mercosul seria anunciado durante a reunião de ministros da Organização Mundial de Comércio (OMC) na próxima semana em Buenos Aires, e poderia ser assinado em meados de 2018 desde que todas as questões técnicas legais tenham sido revisadas, disse a fonte. Negociadores trocaram ofertas melhoradas em Bruxelas na terça-feira, embora não tenham incluído novas ofertas da UE para acesso para carne e etanol sul-americanos, os maiores obstáculos para um acordo.

Essas ofertas serão feitas em Buenos Aires, mais provavelmente no domingo antes do início da reunião da OMC, disse a autoridade. Os membros do Mercosul --Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai--buscam uma melhora da oferta da UE para importações livres de impostos de 70 mil toneladas por ano de carne bovina e 600 mil toneladas de etanol por ano. Eles reclamam que ela está abaixo da oferta de 100 mil toneladas que UE fez em 2004, embora os negociadores da UE afirmem que os europeus comem menos carne hoje. “Estou bastante confiante de que as coisas estão em um bom caminho”, disse a autoridade do Mercosul. “Carne bovina e etanol serão questões difíceis para os ministros na próxima semana, mas encontrar cotas para ambos não está fora de alcance.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.