Mês de abril tem redução do armazenamento hídrico
Os estados mais afetados foram Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia, com armazenamento de água no solo inferior a 30%, sendo seguidos por São Paulo e Mato Grosso do Sul, com armazenamento inferior a 45%
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/09667fd4f3c241ac8a1defd34b8c25ee_858x483.jpg)
Na maior parte da Região Norte e no estado do Maranhão, as chuvas superaram 240 mm. Nos estados do Piauí e Ceará as chuvas ficaram entre 120 mm e 150 mm, alcançando 240 mm em pontos isolados. Nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Paraná e Santa Catarina, as chuvas passaram dos 90 mm ao longo do mês. O nordeste mato-grossense e Goiás tiveram tempo seco, com os menores volumes de chuva do país. Nas demais regiões do Mato Grosso, em São Paulo e em Minas Gerais, as chuvas de abril foram inferiores a 60 mm, e no Mato Grosso do Sul, não superaram 90 mm na maior parte do Estado. Na Bahia, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no litoral nordestino, o total de chuvas manteve-se entre 60 mm e 90 mm. No Rio Grande do Sul, as chuvas foram mais abundantes, variando de 180 mm a 210 mm, com algumas áreas superando 240 mm.
Conforme as informações divulgadas pelo boletim TECNOCAMPO do mês de abril. devido ao baixo volume de chuvas, houve redução do armazenamento hídrico, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e também em parte da Região Nordeste. Os estados mais afetados foram Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia, com armazenamento de água no solo inferior a 30%, sendo seguidos por São Paulo e Mato Grosso do Sul, com armazenamento inferior a 45%. Na Região Norte, no Maranhão e no Ceará, foram registrados valores de armazenamento superiores a 75%, enquanto no Piauí, no Tocantins, no Acre e em Rondônia, esses valores mantiveram-se entre 45% e 75%. Na Região Sul, no geral, o armazenamento hídrico também ficou entre 45% e 75%.
Na maior parte do país, predominaram temperaturas máximas entre 29°C e 31°C. Em algumas áreas dos estados do Pará, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as máximas ficam entre 27°C e 29°C. No sudeste do Mato Grosso, no norte do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Piauí e em São Paulo, as máximas atingiram até 33°C. Em quase todo o Paraná e no leste do Rio Grande do Sul, as máximas mantiveram-se entre 25°C e 27°C, no restante da Região Sul, as máximas foras inferiores a 25°C.
As menores temperaturas do país, abaixo dos 16°C, ocorreram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná e nos estados da Região Sudeste prevaleceram mínimas entre 16°C e 19°C. No Centro-Oeste e na Bahia, predominaram mínimas de 19°C a 21°C. De maneira geral, nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas mínimas mantiveram-se entre 21°C e 23°C, com pontos isolados atingindo 25°C.