CI

Mês de janeiro foi marcado por um bom volume de chuvas

Temperaturas mantiveram-se elevadas em todo o país, com máximas superiores a 25°C


Foto: Arquivo

O mês de janeiro foi marcado por um bom volume de chuvas em todas as regiões agrícolas do país, com chuvas intensas ocorrendo no final do mês em Minas Gerais e Espírito Santo. O volume acumulado mensal superou 240 mm no Matopiba, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio Grande do Sul, o retorno das chuvas na última quinzena do mês foi importante, já que o estado passou por um período de estiagem de dezembro a início de janeiro e o volume acumulado deste mês ficou entre 60 e 120 mm (Mapa 1).

Como consequência, as chuvas elevaram a umidade do solo no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, oscilando de 45 e 90%. Já no norte de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e oeste baiano as chuvas não foram suficientes para aumentar a umidade do solo, que ficou entre 15 a 45%. No Nordeste os teores de água no solo ficaram abaixo de 15% (Mapa 2).

As temperaturas mantiveram-se elevadas em todo o país, com máximas superiores a 25°C. As maiores máximas foram registradas no Mato Grosso do Sul e no Nordeste, variando de 31 a 33°C. No Centro-Oeste as máximas oscilaram de 27 a 33°C, por outro lado, as mínimas ficaram entre 16 e 23°C. No sul do Paraná e regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul as mínimas variaram de 16 a 19°C (Mapa 3 e 4).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.