CI

Mês mais curto determina recuo nos embarques de carne de frango


Considerando-se que o período foi “10% mais curto” (março de 2012: 22 dias úteis; abril de 2012: 20 dias úteis), não foi de todo ruim o desempenho das exportações brasileiras de carne de frango no quarto mês do ano. Pois em abril, conforme a SECEX/MDIC, o volume de produto in natura exportado recuou pouco mais de 11,12% em relação ao mês anterior, somando 298,504 toneladas – o que, diga-se de passagem, correspondeu ao segundo maior volume de 2012.


E se, no volume, houve certa equidade com o mês anterior, o mesmo ocorreu com o preço médio do produto, que também recuou, mas pouco mais de meio por cento. Os dois desempenhos, claro, se refletiram na receita cambial do mês, que recuou 11,65% em valores nominais, mas apenas 2,82% em valores reais (isto é, levando em conta que abril foi “10% mais curto”).


Comparativamente ao mesmo mês do ano passado, houve avanço no volume embarcado. Mas muito tímido, de apenas 3,11%. Como, adicionalmente, o preço médio apresentou queda de 5,13%, a receita cambial também terminou negativa, com redução de 2,18%.

Os embarques de carne de frango in natura acumulados no primeiro quadrimestre vão pouco além de 1,185 milhões de toneladas e são 1,88% maiores que os registrados no mesmo período de 2011.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.