CI

Mesmo caindo, soja ainda oferece bom lucro

A alta de 1,42% do dólar foi compensada com a queda de 1,10% em Chicago


A média dos preços pesquisada pelo Cepea nos portos caiu 0,20%, para R$ 90,65/saca, aumentando a perda mensal de outubro da soja para exportação para 5,20%. Já para o mercado interno, a média Cepea registrou queda de 0,34%, para R$ 83,80/saca, elevando as perdas mensais de outubro para 5,83%.

“A alta de 1,42% do dólar foi compensada com a queda de 1,10% em Chicago, de 10,75 cents/bushel, nesta quarta-feira, mais a leve queda dos prêmios para a safa velha, de 10 cents para outubro, 5 cents para desembro e 15 cents para fevereiro, embora tenham subido 1 cnts para março e 5 cents para os meses entre abril e julho”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

Questionado sobre se os preços da soja voltam ao alto patamar já registrado, o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco é direto: “Nossa resposta é sempre: ‘Ninguém sabe’, mas os fatores que estão presentes no mercado indicam pouca chance de os preços retornarem aos seus níveis de um mês atrás”.

De acordo com o especialista, na Bahia recebeu relatório dizendo que o “mercado está calmo, com produtores pedindo preços que estavam sendo praticados na semana anterior”, bem como de que os “produtores ainda estão acreditando em preços melhores nos próximos dias”.

“Fizemos a conta para um dos agricultores: os preços da semana passada lhe davam um lucro de aproximadamente 46,43% e hoje este lucro caiu para 37,5%. ‘Ainda tá bão’, ele falou. Então nós o aconselhamos a vender uma parte dos seus lotes para garantir este lucro. E esta tem sido a nossa orientação: olhar o lucro que está tendo e não o preço, que é sempre enganoso”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.