Mesorregião terá Comitê Institucional para Fruticultura

Agronegócio

Mesorregião terá Comitê Institucional para Fruticultura

O objetivo é potencializar ações e recursos que venham fortalecer as iniciativas já fomentadas e implantadas nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa
Por: -Janice
211 acessos

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, participou de reunião, na última sexta-feira (10), na URI – Campus de Erechim, para avaliar a cadeia da fruticultura da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, com enfoque em projetos que permitam a captação de recursos em órgãos federais.

O objetivo é potencializar ações e recursos que venham fortalecer as iniciativas já fomentadas e implantadas nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa.

Na reunião, foi discutida a formação de um Comitê Institucional de Fruticultura da Mesorregião/RS com representantes da Emater/RS-Ascar, Fórum dos Coredes, das prefeituras, das universidades URI, Unijui e UPF, da Famurs, da Embrapa, com a possibilidade de integração de outras instituições. O comitê institucional também terá participação em outros dois comitês: um formado por um grupo de técnicos, que trabalhará especificamente os projetos; e outro operacional, para a elaboração dos projetos que devem contemplar ações macrorregionais, regionais e municipais, na busca de recursos para as ações propostas. “Será um conjunto de ações coordenadas e integradas que visam a implantação e o desenvolvimento da fruticultura na região”, disse Mário Augusto Ribas do Nascimento.

Nascimento destacou a fruticultura como uma grande alternativa de renda para produtores e, consequentemente, para a região. Ele observou que o Governo do Estado e a Emater/RS-Ascar já desenvolvem iniciativas importantes nas regiões administrativas de Erechim e Passo Fundo.

Participaram da reunião, o presidente do Fórum dos Coredes, Paulo Afonso Frizzo, o coordenador do Fórum da Mesorregião, Zeferino Perin, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim Lirio Zarichta, os prefeitos de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto, de Horizontina, Irineu Colato, o técnico da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Romeu Rodhe, o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Adelino Collet, o diretor do Centro Tecnológico da URI, Luis Fernando Cantele, e Eugenio Frizzo, de Santo Augusto. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink