CI

Meta dos 5% na venda externa de carne de frango começa a ficar distante

O resultado das vendas externas do produto in natura em julho passado coloca em dúvida a perspectiva de, neste ano, se obter um aumento


O resultado das vendas externas do produto in natura em julho passado coloca em dúvida a perspectiva de, neste ano, se obter um aumento de 5% nas exportações brasileiras de carne de frango, como ainda prevê parte do setor. Senão, vejamos:

Considerando-se o produto in natura exportado no mês passado (288.778 toneladas, conforme a SECEX) e supondo-se que as exportações de industrializados de frango e de carne de frango salgada tenham alcançado – hipótese otimista – o volume máximo registrado nos 12 meses anteriores (38.826 toneladas), os embarques totais de julho terão chegado às 327.604 toneladas e os dos sete primeiros meses do ano a, aproximadamente, 2,135 milhões de toneladas.

Um aumento de 5% sobre o total exportado em 2008 (3,645 milhões de toneladas) significa chegar, neste ano, aos 3,827 milhões de toneladas, aproximadamente. Faltam, portanto, 1,692 milhão de toneladas que, distribuídas pelos cinco meses restantes do ano, solicitam embarques mensais da ordem de 338,4 mil toneladas, média 12% superior à registrada no primeiro semestre.

O desafio, aqui, não está no índice de aumento necessário para alcançar a meta e, sim, no fato de que a última vez em que se atingiu aquele volume em um único mês foi em julho do ano passado, ou seja, antes que se instalasse no mundo a atual crise econômica.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.