CI

Meta é produzir cinco mi de litros de leite por dia até 2014 em MT

Governo reúne prefeitos para entrega de sêmen bovino em Estado de Mato Grosso


 

Governo reúne prefeitos para entrega de sêmen bovino em Estado de Mato Grosso

O Estado de Mato Grosso produz atualmente três milhões de litros de leite/dia. A expectativa é aumentar para cinco milhões de litros/dia até 2014. Para atingir essa meta, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) realizou a maior entrega de sêmen bovino da história do Estado.

Ao todo foram distribuídos para os 15 Consórcios Intermunicipais, que vão abranger os 141 municípios do Estado, 75 mil doses de sêmen das raças Gir, Girolando, Jersey e Holandesa. Essas raças foram escolhidas por serem consideradas leiteiras e atenderem as condições climáticas de Mato Grosso.

O material genético foi entregue em botijões de nitrogênio de 10 e 20 litros específicos para transporte e armazenamento, respectivamente. Os Consórcios repassarão os botijões para as prefeituras que são responsáveis pela distribuição do sêmen de acordo com a demanda levantada com os próprios produtores e que foi enviada para a Sedraf.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, durante a solenidade, representou o governador Silval Barbosa que estava em viagem e explanou a importância desse investimento na vida do pequeno agricultor. “Essa é uma demonstração clara de cidadania. Hoje temos 174 mil famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Não podemos permitir isso. Temos a certeza que os insumos agrícolas entregues pela Sedraf darão resultados altamente positivos e mudaremos o cenário da agricultura familiar no Estado”, revelou.

O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, explicou que o ‘Pacote da Agricultura Familiar’ é apenas o primeiro passo para o fortalecimento dos pequenos produtores, mas que muito ainda precisa ser feito. O segundo passo trata-se da reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) que vai garantir a assistência técnica que os produtores tanto precisam. “Em 2013 queremos lançar ainda o ‘Pacote da Agricultura Familiar II’. Nosso objetivo é encurtar as diferenças sociais, proporcionar ao produtor rural a chance de sonhar e concretizar os sonhos. Além disso, resgatar a autoestima para que possam viver da terra com dignidade, renda e qualidade de vida”, pontuou.

Em Alto Boa Vista, o prefeito Wanderley Perin explicou que o município já produzia cerca de 50 mil litros por dia e a produção caiu para 30 mil/dia devido a entressafra. O período de estiagem é um dos maiores gargalos enfrentados pela maioria dos produtores. Nessa época é comum cair a produção de leite consideravelmente por não ter como alimentar o gado.

A alternativa encontrada pela Sedraf foi realizar a distribuição de calcário e fosfato para recuperação da pastagem e em breve será entregue a cana forrageira para garantir o alimento dos animais no período de seca. “Acredito que com este pacote de investimentos vamos voltar a produzir como antes e a meta é chegar a 80 mil litros/dia até o final do ano que vem”, destacou o prefeito.

GRUPO GESTOR - Durante a entrega do sêmen e dos botijões foi assinado um documento que cria o Grupo Gestor da Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso cujo objetivo é fazer um raio X da atual situação do leite no Estado, planejamento de ações, cursos, workshops, controle, normatização e sanidade dos animais. O responsável pelo grupo será o coordenador da cadeia da bovinocultura leiteira da Sedraf, Carlos Dorilêo Leite. “Essa iniciativa é importante para atingirmos a meta de melhorar a qualidade do leite e aumentar a produção e produtividade. Estamos no caminho certo e contaremos com a ajuda de todos os nossos parceiros”, reforça.

O secretário Zé Domingos reforçou que este será o ano da capacitação. Os gestores das cadeias produtivas vão realizar cursos, seminários e workshops em todas as regiões do Estado”, enfatizou. A entrega do sêmen faz parte do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores. Já começaram a ser distribuídos também um milhão de alevinos, 200 mil de mudas de banana, sementes de mais de 20 variedades de hortaliças, arroz, feijão, milho calcário, adubo e fosfato para alavancar o trabalho realizado pela agricultura familiar em Mato Grosso para que todos possam viver da terra e garantir a qualidade de vida.

Estiveram presentes no evento: o secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional da Sedraf, Renaldo Loffi; secretário Adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Alécio; superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Chico Costa; coodenador da cadeia produtiva do leite da Empaer, Hamilton José e Silva; presidente do Indea, Valney Côrrea; chefe da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domith; secretário de administração e Finanças da Fetagri, Naildo dos Santos; gerente de negócio do Banco do Brasil, Edson Anelli; representando a Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar da Agricultura, o deputado Zeca Viana e o Airton Português.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.