CI

Metade da área paranaense de trigo está semeada

Grande parte dos municípios do Norte do Estado concluíram o plantio do cereal, confirmando uma redução média de área de praticamente 10% na região, em função da concorrência com o milho



Foto: Pixabay

Mais de metade da área paranaense de trigo está semeada, de maneira amplamente satisfatória, e que deve melhorar caso se confirmem as chuvas previstas para o Norte Pioneiro, única região do Paraná onde a escassez hídrica começa a preocupar. Grande parte dos municípios do Norte do Estado concluíram o plantio do cereal, confirmando uma redução média de área de praticamente 10% na região, em função da concorrência com o milho.

De acordo com os dados do Departamento de Economia Rural – DERAL, a região Oeste também está com a semeadura avançada e vivenciou situação semelhante, com uma retração de área ainda mais expressiva, superior a 20%. A partir de agora, os trabalhos devem se intensificar nas regiões mais frias, Sul e Sudoeste, onde a frequência das geadas inibe a presença de uma segunda safra de milho e, consequentemente, o trigo deve ter um aumento superior a 5% na área a ser plantada. Essa expectativa de incremento não é suficiente para compensar as retrações observadas em outras regiões, e a área tritícola paranaense deve recuar 4%, de 1,22 para 1,17 milhão de hectares.

Em função das lavouras não terem atingido as fases reprodutivas, as geadas da semana anterior não preocuparam os triticultores, e o relatório de maio do Deral mantém sua expectativa de produção em 3,9 milhões de toneladas, volume 21% superior ao obtido em 2021, quando a seca prejudicou as lavouras e foram colhidas 3,2 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.