CI

Meteorologista alerta que tornados podem voltar a ocorrer no Sul


Os tornados que atingiram a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, podem voltar a acontecer. A informação é do meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura. "Desde que haja as condições atmosféricas, ou seja, calor e umidade, o fenômeno pode voltar a acontecer não só em Santa Catarina mas em outros estados da região Sul do país", acrescentou.

Mamedes Luiz Melo afirmou que é difícil prever os tornados com um período de antecedência muito grande. "O Brasil não possui equipamentos para detectar esse tipo de fenômeno. Os equipamentos podem informar com uma ou duas horas de antecedência se ocorrerá algum tornado", explicou.

O meteorologista dá algumas dicas para a população se precaver de um tornado. "A população deve, em primeiro lugar, tentar perceber de que direção o tornado está vindo. Se ele estiver vindo do norte para o sul, a orientação é fechar as portas e janelas da casa que estão do lado norte e deixar as portas e janelas do sul abertas para que o vento não pressione as paredes da casa. Pequenos objetos devem ser guardados porque o tornado, além de sugar, joga-os para o alto. A melhor maneira de se proteger é fazer abrigos subterrâneos, considerados mais seguros, e ficar lá até o tornado passar" orientou o meteorologista.

A intensidade dos tornados que atingiram nesta segunda-feira (03-01) a cidade de Criciúma (SC) foi classificada em F1 e F 2 numa escala que vai até F 5. Eles destruíram cerca de 50 casas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.