CI

Método converte luz solar em combustível

Processo se assemelha a fotossíntese


Pesquisadores de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveram um novo método que é capaz de converter a luz solar em combustível. Durante o trabalho, eles conseguiram "dividir" a água em hidrogênio e oxigênio, alterando a maquinaria fotossintética das plantas, o processo usado para converter a luz do sol em energia. 

De acordo com os próprios pesquisadores, o processo desenvolvido por eles conseguiu absorver mais energia solar do que a própria fotossíntese realizada pelas plantas para sobreviver e gerar oxigênio. Segundo o principal autor do estudo, Katarzyna Soko, estudante de doutorado na faculdade de St John, o processo de fotossíntese das plantas não seria suficiente para o que eles estavam tentando desenvolver. 

"A fotossíntese natural não é eficiente porque evoluiu simplesmente para produzir o que as plantas precisam para sobreviver, assim que faz a menor quantidade de energia necessária é de cerca de entre 1 e 2 por cento do que poderia converter e armazenar”, explicou ele. 

O estudo afirmou que a fotossíntese artificial existe há décadas, mas ainda não foi usada com sucesso para criar energia renovável, pois se baseia no uso de catalisadores, que geralmente são caros e tóxicos. Isso significa que o processo ainda não pode ser usado para elevar as descobertas a um nível industrial, conseguindo produzir combustível suficiente para ser utilizado na indústria. 

“Este trabalho supera muitos desafios difíceis associados à integração de componentes biológicos e orgânicos em materiais inorgânicos para a montagem de dispositivos semi-artificiais e abre uma caixa de ferramentas para desenvolver futuros sistemas de conversão de energia solar", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.