Método de triagem usa micróbios para substituir pesticidas

Pesquisadores usaram a estratégia em 29 cepas bacterianas isoladas

Foto: Pixabay

Alguns microrganismos não patogênicos podem estimular respostas imunes às plantas sem danificar as plantas, o que lhes permite atuar como vacinas de plantas, mas a triagem de microrganismos para tais propriedades têm sido tradicionalmente demorada e cara. Agora, uma equipe de cientistas da Universidade de Ciência de Tóquio desenvolveu um método de triagem baseado em células de plantas cultivadas que torna esses testes mais fáceis.

Isso pode levar a métodos de proteção de cultivos baseados em microrganismos que reduzem a necessidade de pesticidas químicos. As plantas desenvolveram mecanismos de imunidade únicos que podem ativar ao detectar a presença de um patógeno.

No entanto, antes que o pré-tratamento com microorganismos não patogênicos possa se tornar uma tecnologia agrícola padrão, os cientistas precisam encontrar uma maneira de rastrear os microorganismos quanto à capacidade de estimular o sistema imunológico das plantas sem prejudicar as plantas. Atualmente, não existe um método simples para avaliar a capacidade dos microrganismos de ativar o sistema imunológico das plantas.

Para testar a praticabilidade de sua estratégia de triagem, o Dr. Furuya e seus colegas usaram a estratégia em 29 cepas bacterianas isoladas do interior da planta de espinafre mostarda japonesa ( Brassica rapa var. Perviridis ), e descobriram que 8 cepas aumentaram a indução de criptogeína Produção de ROS.

Eles então testaram ainda mais essas 8 cepas, aplicando-as nas pontas das raízes de mudas do gênero Arabidopsis , que contém espécies comumente usadas como organismos modelo para estudos de biologia vegetal. Curiosamente, 2 das 8 cepas testadas induziram resistência de planta inteira a patógenos bacterianos.