México eliminará o uso de herbicida glifosato
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,106 (1,48%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,12%)

Imagem: Marcel Oliveira

MAIS UM

México eliminará o uso de herbicida glifosato

Produtores terão até 2024
Por: -Leonardo Gottems
704 acessos

O México eliminará gradualmente o uso do herbicida glifosato quando o atual governo terminar, no final de 2024, disse o presidente Andres Manuel Lopez Obrador na quarta-feira, após uma disputa ministerial sobre o produto, de acordo com a Reuters. Reconhecendo as diferenças entre os ministérios da agricultura e do meio ambiente sobre o herbicida, que é usado em marcas como o Roundup, Lopez Obrador disse que o governo pararia imediatamente de usar o glifosato em seus próprios projetos. 

O ministério da agricultura disse que os produtores privados de alimentos terão até 2024 para eliminar o glifosato, o que gerou preocupações de segurança em vários países. “Não poderíamos nos livrar disso de uma só vez, não pode ser feito, isso afetaria a produção de alimentos”, disse o presidente aos jornalistas. “Teríamos que importar, e também produtos e alimentos que são cultivados com esses agroquímicos’, complementou. 

Lopez Obrador lembrou que alguns países já tentaram encontrar alternativas ao glifosato, sem sucesso. O anúncio do presidente segue o vazamento de áudio do ministro do Meio Ambiente, Victor Manuel Toledo, criticando o governo por contradições internas durante reunião privada. Toledo tem sido um forte crítico do herbicida. Os oponentes do glifosato argumentam que o herbicida é cancerígeno, enquanto os defensores de seu uso rejeitam essa afirmação. 

A Bayern, fabricante do Roundup, vem há tempos anunciando que o produto não é carcinogênico e que não existe nenhum tipo de evidência científica que contraria a afirmação. A própria até propôs financiar iniciativas para estudos acerca do defensivo. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink