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México passa Brasil no suco concentrado vendido aos EUA

País ainda lidera nas exportações de suco “não concentrado ou pasteurizado”


Foto: Pixabay

O México comercializou 145 mil toneladas de suco de laranja para os Estados Unidos, aponta a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos). Esta é a primeira vez que os vizinhos norte-americanos ultrapassaram o Brasil em um segmento deste mercado gigantesco: o suco concentrado. A reviravolta vem na esteira dos diversos acordos que foram renegociados entre os mexicanos e o governo do presidente Donald Trump.
 
Só para se ter uma ideia, em meados dos anos 1990, as exportações totais brasileiras de suco para os Estados Unidos batiam na casa das 187 mil toneladas, enquanto as mexicanas não passavam de 11 mil toneladas. Apesar de ainda liderar nas exportações de suco “não concentrado ou pasteurizado”, com 171 mil toneladas, o México passou do Brasil nas vendas de suco concentrado.

E isso ocorre porque após o Nafta, que passou a ser denominado USMCA com Trump, não há tarifas entre Canadá, Estados Unidos e México. Enquanto isso, o produto brasileiro paga US$ 415 de taxa por tonelada embarcada para a América do Norte, o que representa algo em torno de 25% do valor total do produto. 

ESTOQUES ALTOS

Os estoques físicos de suco de laranja de empresas associadas à CitrusBR fecharam o ano passado em 853.778 toneladas. Esse volume indica um aumento de 251.839 toneladas, ou 41,8%, em relação às 601.939 toneladas existentes na mesma data do ano anterior. “Conforme vínhamos comunicando, esse aumento era previsto devido à grande produção de fruta no Estado de São Paulo, condizente com o fenômeno da bienualidade da citricultura, que altera anos de safras grandes com safras pequenas”, explica o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

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