CI

México pede que países se unam para influenciar preços do café

Plano é um esforço conjunto que criará oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região


Na 17ª Cúpula do Mecanismo Tuxtla, realizada de 21 a 23 de agosto, o governo mexicano propôs a criação de um órgão que participaria e influenciaria o processo de fixação do preço internacional do café. Participaram da Cúpula representantes da Colômbia, Belize, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Victor Villalobos, disse que as nações mesoamericanas são grandes produtoras de café de qualidade, consumidos em todo o mundo, mas a um baixo custo que não corresponde ao trabalho realizado pelos produtores de café, que geralmente são pequenos cafeicultores.

“Em um contexto internacional complexo, é nossa responsabilidade fortalecer a região, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, criar oportunidades para nossos mais de 233 milhões de cidadãos e promover uma integração autêntica que nos conecte em nossa geografia, história e cultura, além dos nossos desafios e oportunidades", afirma Villalobos, em nome do presidente López Obrador.

Na próxima reunião do Conselho Agrícola da América Central, marcada para ser realizada no México, de 5 a 6 de setembro, o país mexicano apresentará um plano para demonstrar que a qualidade do café da região não está sendo precificada de maneira justa, afetando o desenvolvimento social e econômico das nações mesoamericanas.

O México também pediu cooperação internacional baseada em responsabilidade compartilhada para abordar as causas e efeitos da migração com um Plano de Desenvolvimento Abrangente. O plano é um esforço conjunto que criará oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região e tornará a migração uma opção, não uma necessidade.

Depois de anunciar que o México sediaria a Cúpula de 2021, Villalobos disse que o grupo precisava redobrar seus esforços para cumprir a promessa de um futuro melhor e continuar impulsionando a prosperidade mesoamericana, reduzindo o atraso no desenvolvimento e fortalecendo as capacidades regionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.