CI

México quer mais do que triplicar produção de café em 15 anos

País deverá colher 15 milhões de sacas de 60 kg dentro de 15 anos, bem acima das 3,8 milhões de sacas de 2017/18,



O México pretende mais do que triplicar sua produção anual de café nos próximos 15 anos graças a um programa de renovação das plantações, afirmou nesta quarta-feira o vice-ministro de Agricultura mexicano, Jorge Narvaez. O país deverá colher 15 milhões de sacas de 60 kg dentro de 15 anos, bem acima das 3,8 milhões de sacas de 2017/18, disse Narvaez durante o Fórum Mundial de Produtores de Café, em Medellín, na Colômbia.

O impulso planejado para a produção deverá ser resultado de um programa financiado pelo governo e estabelecido em 2015, quando o México produziu 2,3 milhões de sacas de café. Naquele ano, o país experimentou seu primeiro déficit, já que o consumo atingiu 2,7 milhões de sacas, disse a diretora de sustentabilidade e valor compartilhado para o México, Vera Espindola Rafael.

O programa, uma combinação de financiamento do governo com mecanismos de crédito, visa aumentar o rendimento médio dos cafezais no México para 15 sacas de 46 kg por hectare, ante de 3 a 5 sacas de 46kg por hectare atualmente, disse ela. Em 2016, o governo mexicano investiu 70 milhões de dólares no programa, que procura aumentar a produtividade nas propriedades existentes, sem expansão de área, acrescentou ela. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.