CI

México realiza cooperação com países do Caribe

Programa capacita produtores, técnicos e profissionais da agricultura familiar



Programa desenvolvido em cooperação para o IICA capacita produtores, técnicos e profissionais em temas da agricultura familiar e desenvolvimento rural

Uma iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) está incrementando as ações de cooperação Sul-Sul da instituição. Cerca de 150 produtores agrícolas do Caribe estão sendo capacitados por especialistas de instituições mexicanas. “A cooperação Sul-Sul é prioritária para o Instituto, pois ajuda as nações a enfrentarem problemas comuns e realizar esforços conjuntos para seu desenvolvimento”, afirmou o coordenador do Centro de Promoción de Capacidades Técnicas y Liderazgo del IICA, Franklin Marín.

Participam da iniciativa o Colegio de Postgraduados (Colpos), o Centro Regional de Servicios Integrales en Agricultura Protegida (Cresiap), a Universidad Autónoma de Chapingo (UACH), o Instituto Mexicano de Tecnología del Agua (IMTA) e o Centro de Investigación Científica de Yucatán (Cicy).

O director-geral do Colpos, Jesús Moncada de la Fuente, apontou que o Colegio desenvolveu um modelo de implementação para a agricultura familiar que permite reduzir os custos de investimento, diminuir problemas alimentares e aproveitar melhor os recursos naturais. Participam da capacitação técnicos, produtores e profissionais dos setores público e privado de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belice, Dominica, Haití, Granada, Guyana, Jamaica, San Cristóbal y Nieves, São Vicente e Granadinas, Santa Lucía, Suriname, Trinidad e Tobago e República Dominicana.

O programa é viabilizado por um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaría de Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca y Alimentación (Sagarpa) e o IICA em abril deste ano, durante a III Cúpula México-Comunidade do Caribe (Caricom). A iniciativa é supervisionada e conta com a participação da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid).

Aulas teóricas no México e projetos desenvolvidos no Caribe

O estado mexicano de Jalisco sediou um curso sobre agricultura protegida do Cresiap, enquanto que o Colpos oferece um curso sobre turismo rural. No final de julho, no estado do México, a Universidade de Chapingo iniciará um curso sobre produção de ovinos. Já o IMTA oferecerá uma capacitação sobre conservação do solo e da água em Morelos e o Cicy aplicará um programa sobre técnicas de fitopatologia em Yucatán.

Os cursos integram a primeira parte de um programa de fomento de capacidades da agricultura do Caribe. Na etapa seguinte, serão trabalhados programas desenvolvidos pelos participantes em seus países. Na terceira fase, acadêmicos e pesquisadores mexicanos avaliarão as experiências desenvolvidas com os conhecimentos transmitidos nos cursos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.