México sacrifica 55 mil frangos por causa de novo foco de gripe aviária
CI
Agronegócio

México sacrifica 55 mil frangos por causa de novo foco de gripe aviária

Resultaram positivas para o subtipo H7
Por:
Animais foram mortos após a localização de foco da doença em fazenda comercial no central estado de Puebla

Efe - O governo do México realizou na quarta-feira (8) o sacrifício preventivo de 55 mil aves de uma fazenda comercial no central estado de Puebla após ser comprovado um foco de gripe aviária nessa unidade, informou a Secretaria de Agricultura.

Em comunicado, a instituição indicou que o Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica) ordenou com fins preventivos o isolamento imediato da fazenda, localizada no município de Palmar de Bravo.

No último dia 1º de maio, as autoridades sanitárias receberam mostras procedentes dessa fazenda com sinais clínicos e taxa de mortandade compatível à "Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, cujas provas de laboratório resultaram positivas para o subtipo H7".


"Investigações preliminares indicam que a origem da infecção ocorreu por causa da incorporação de frangos de 75 a 135 semanas idade, as quais puderam provir de estados afetados / desabrigados inicialmente", assinalou o Sanasica.

A Secretaria de Agricultura, que entregará aos produtores do estado mais de 33 milhões doses de vacina para aplicá-las de maneira preventiva em mais de 100 fazendas comerciais, acrescentou que os técnicos da Senasica inspecionam outras 271 unidades de produção em Puebla "e, até este momento, não foram identificados casos compatíveis com a doença".


No mês de abril, as autoridades mexicanas ordenaram o sacrifício preventivo de quase mil de aves no estado de Tlaxcala, vizinho a Puebla, por conta de outro foco de gripe aviária.

Quase quatro milhões de aves foram sacrificadas no México por causa de um foco de gripe aviária detectado em fevereiro no estado de Guanajuato, que se somam às mais de 22 milhões sacrificadas pelo surto registrado no último ano no estado de Jalisco.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.