CI

MG: chuvas afetam cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais

Emater-MG trabalha no levantamento de informações sobre a situação da região


Foto: Divulgação

As fortes chuvas dos últimos dias, no Vale do Jequitinhonha, causaram danos na agropecuária da região. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta e indiretamente.

A informação é referente a 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

“As causas do que estamos vendo aqui na região foram da ocorrência de inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva, associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e corte, culturas e pequenos animais. Esse primeiro levantamento foi realizado pelos extensionistas da unidade regional da Emater-MG em Almenara.

Segundo a gerente regional da empresa, Lucianara Guimarães Miranda, “as informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.