CI

MG: Epamig busca novas parcerias com empresas e startups inovadoras do agronegócio

NIT da empresa prospecta novas oportunidades de negócios entre setores público e privado


Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deseja firmar novas parcerias com empresas e startups inovadoras do ramo do agronegócio. De olho nas possibilidades geradas por novas tecnologias, o objetivo da Epamig é impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e processos agropecuários para resolver problemas dos homens e mulheres do campo.

De acordo com a pesquisadora da Epamig, Cristiane Viana, inovações são soluções capazes de resolver problemas, tornar processos mais eficientes, diminuir custos e maximizar resultados, tudo com foco em um mercado que está cada vez mais competitivo.

"A inovação é uma porta para um mundo de possibilidades. Inovar é o diferencial de cada organização. Se uma empresa não possui esse diferencial, ela está fadada a perder espaço e, consequentemente, clientes", afirma Cristiane.

A pesquisadora explica que firmar parcerias com a Epamig é estratégico porque a empresa conta com ampla estrutura em diversos municípios de Minas Gerais. No total, a Epamig possui 22 Campos Experimentais localizados de Norte a Sul do estado. As fazendas são equipadas com laboratórios, espaços de produção vegetal e animal e locais para realização de eventos. Também, a Epamig possui dois Institutos de Ensino localizados em Juiz de Fora (MG) e Pitangui (MG).

Para atender as reais demandas do agro mineiro e nacional, a Epamig desenvolve pesquisas nas áreas de agroecologia, bovinocultura, cafeicultura, olericultura, fruticultura, grãos, leite e derivados, olivicultura, recursos hídricos, vitivinicultura, floricultura, plantas medicinais e biotecnologia.

"Por esses motivos somos um parceiro diferenciado para startups e empresas que desejam desenvolver pesquisas e testar produtos. Além disso, possuímos um corpo técnico de mais de 100 pesquisadores qualificados para auxiliar nas etapas de desenvolvimento de novas tecnologias", afirma Cristiane.

Núcleo de Inovação Tecnológica

As empresas e startups interessadas em firmar parcerias com a Epamig devem procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), considerado a porta de entrada para a instituição.

O NIT tem a missão de prospectar novas oportunidades de negócios e identificar os melhores profissionais e pesquisadores da Epamig para atender as demandas dos parceiros.

"O Núcleo de Inovação Tecnológica faz com que o conhecimento e as novas tecnologias geradas pela Epamig, em parceria com empresas e instituições, cheguem até os produtores rurais e, principalmente, no mercado. O resultado disso é o agronegócio mineiro e brasileiro cada vez mais competitivo", relata Cristiane Viana.

A pesquisadora conta, ainda, que para garantir a titularidade de cada produto, processo ou serviço gerado, é necessário protegê-los, ação que garante a propriedade intelectual. Em seguida, é preciso valorar esses produtos, processos ou serviços e, enfim, negociá-los com o público.

Os interessados em entrar em contato com o NIT da Epamig devem ligar para (31) 3489-5085 ou escrever para [email protected]. A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.