CI

MG: feira de produtores do Carmo do Paranaíba retoma as atividades

A Feira dos Produtos da Roça de Carmo do Paranaíba, retomou as atividades em outubro.


Foto: Divulgação

Após um longo período de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus, a Feira dos Produtos da Roça de Carmo do Paranaíba, retomou as atividades em outubro. Dezessete agricultores do município, na região do Alto Paranaíba, são beneficiados com o espaço. A feira funciona, a partir das 8 horas, sempre no segundo sábado de cada mês, na praça Nossa Senhora da Abadia, no centro da cidade. A ideia é que os agricultores tenham um local diferenciado para vender seus produtos. 

“Da porteira para dentro o agricultor familiar tinha o domínio, mas, da porteira para fora, faltava esse elo: a comercialização”, conta a extensionista da Emater-MG Maria Perpétua dos Reis Andrade. 

Os feirantes foram capacitados em processamento artesanal de alimentos, apresentação dos produtos (embalagem e rotulagem) e gestão de negócios. O treinamento foi realizado pela Emater-MG e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cada feirante recebeu uma barraca por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Já a prefeitura e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), são responsáveis pelo fornecimento de água. “Os impactos sociais são avaliados pela nova visão dos agricultores na tomada de decisão, valorização do seu produto. Quanto ao impacto ambiental, destaca-se a conscientização com o ambiente de produção, manutenção de higiene no ambiente da feira e destinação correta do lixo ali gerado”, afirma Maria Perpétua. 

O feirante José Maria Andrade comercializa cachaça, frango caipira e ovos. Antes da feira, ele vendia seus produtos em sua propriedade. “Este espaço aqui é muito bom para nós. Aqui na feira vende muito bem”, completa o produtor. A inciativa é uma parceria entre a Emater-MG, Seapa, prefeitura, por meio das secretarias de Governo e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Sebrae. 

MelhorInovaAção

O projeto Feira de Produtores do Carmo do Paranaíba foi um dos vencedores regionais do prêmio MelhorInovaAção 2020. A iniciativa é do escritório local, que pertence à unidade regional da Emater-MG em Patos de Minas. A iniciativa da empresa tem como objetivo reconhecer e disseminar, interna e externamente, ações e projetos inovadores que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para os clientes da Emater-MG, tendo ainda como perspectiva a ampliação dos conhecimentos dos colaboradores nas ações de assistência técnica e extensão rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.