CI

MG: municípios receberão rodadas de audiências do Programa Estadual de Regularização Fundiária

Política pública visa conceder títulos de propriedades rurais a agricultores familiares


Foto: Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com as prefeituras municipais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), promove mais 12 audiências públicas do Programa Estadual de Regularização Fundiária durante o mês de abril. Os municípios contemplados foram selecionados via edital de chamamento público, publicizados pelo site da Seapa.

Desde 2019, o Governo do Estado já concedeu mais de 3,8 mil títulos de terras devolutas rurais, pelo programa, a agricultores familiares que mantinham a posse dos imóveis, beneficiando cerca de 20 mil pessoas em 53 municípios. Para isso, foi aplicado um valor superior a R$ 8 milhões na política pública durante os três primeiros anos de gestão. Os recursos são destinados a serviços de georreferenciamento, à realização das audiências e outros custos operacionais. Terras devolutas são terrenos públicos que nunca pertenceram a um particular, mesmo estando ocupadas por posseiros

Com o documento em mãos, são possibilitados, aos produtores, a obtenção de crédito rural, o investimento em melhorias nas propriedades, como instalação de poços e rede de energia elétrica, a compra maquinários, sementes e animais geneticamente melhorados, resultando em incremento à produção. A regularização também permite o acesso a políticas públicas federais, estaduais e municipais voltados para a agricultura familiar.

Integridade

O Programa Estadual de Regularização Fundiária é um compromisso da atual gestão, com tratamento prioritário, e atende a uma demanda histórica. Todo o processo é pautado pela transparência e integridade, documentado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e amplamente publicizado no site da Seapa e no Diário Oficial do Estado. As audiências públicas, por sua vez, garantem o diálogo com prefeituras, órgãos de controle, entidades, agricultores e sociedade civil como um todo.

"Para que os benefícios cheguem aos agricultores, os gestores municipais devem inscrever os municípios, via edital de chamamento público, e aderir ao acordo de cooperação técnica. Cada edital tem validade de dois anos. Para a seleção, são utilizados critérios objetivos, como Índice de Desenvolvimento Humano, percentual da população rural, entre outros, observando a impessoalidade", explica o superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria, Pedro Garcia.

Conheça a lista dos municípios contemplados em abril e datas de realização das audiências:

Bandeira
Data: 06/04/2022

Itinga
Data: 07/04/2022

Felício dos Santos
Data: 12/04/2022

Santa Rita do Itueto
Data: 12/04/2022

Indaiabira
Data: 12/04/2022

São Geraldo da Piedade
Data: 19/04/2022

Alvorada
Data: 19/04/2022

Angelândia
Data: 26/04/2022

Cristália
Data: 27/04/2022

Água Boa
Data: 27/04/2022

Chapada do Norte
Data: 28/04/2022

Padre Carvalho
Data: 28/04/2022

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.