MG: nova fábrica produzirá amônia para suprir mais de 80% da demanda nacional
CI
Agronegócio

MG: nova fábrica produzirá amônia para suprir mais de 80% da demanda nacional

Unidade deve entrar em operação em 2017
Por:

A presidenta Dilma Rousseff participou do lançamento da pedra fundamental da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN V) que será construída em Uberaba (MG). também foi assinado o termo de compromisso de garantia de fornecimento de gás natural para a unidade com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) neste sábado (03.05).

A nova unidade, que irá se chamar Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar (Fafen-JA) tem previsão de início de suas obras em outubro deste ano. A expectativa é que entre em operação em 2017 e seja capaz de produzir 519 mil toneladas de amônia por ano. Serão investidos R$ 1,95 bilhão e devem ser gerados mais de 3 mil empregos diretos.

A amônia é utilizada como matéria-prima para a produção de ureia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, fosfato monoamônico (MAP) e fosfato diamônico (DAP). Ela pode ser usada também como matéria-prima na indústria petroquímica para produção de insumos alimentares, nylon, placas acrílicas e herbicidas, entre outros produtos. Os fertilizantes nitrogenados são utilizados nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão e laranja, entre outras.

Para suprir a fábrica com gás natural – matéria-prima para produção de amônia – a Gasmig construirá um gasoduto interligando o Sistema Gasbel, a partir da cidade de Queluzito (MG), ao município de Uberaba, totalizando aproximadamente 470 km de extensão. De acordo com o contrato de suprimento de gás natural, o gasoduto a ser construído pela Gasmig estará concluído até o final de 2016, a fim de atender o início de operação da planta no primeiro semestre de 2017.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink