CI

MG: pesquisadores da Epamig ministram módulo em curso EaD voltado para agentes de assistência técnica

Capacitação gratuita, promovida pela Seapa, está com inscrições abertas


Foto: Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai ministrar conteúdos no curso Certifica Minas - Escopo Orgânico (Produtos de Origem Vegetal), promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A capacitação gratuita, no formato Ensino a Distância (EaD), é voltada para profissionais de Ciências Agrárias e de áreas correlatas, com registro nos Conselhos de Classes competentes, que têm interesse em prestar assistência técnica no programa Certifica Minas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Semear EaD, até o preenchimento das 50 vagas. Os conteúdos, divididos em videoaulas, leituras, atividades e avaliações, serão disponibilizados a partir deste mês de fevereiro. A duração é de 20 horas e haverá emissão de certificados ao fim do curso.

O módulo 4 “A pesquisa e a Transferência de Tecnologia” será ministrado pelos pesquisadores, Madelaine Venzon, Wânia Neves, Marinalva Woods, Maira Fonseca, Izabel Santos, Polyanna Oliveira, João Batista Reis e Waldênia Moura, que integram o Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Epamig. Dentre os temas abordados estão manejo agroecológico de pragas e de doenças, adubação orgânica, horticultura orgânica e cafeicultura orgânica.

“Existem diversas tecnologias geradas pela pesquisa para uso em sistemas orgânicos de produção que precisam chegar aos técnicos e aos produtores. Com um módulo específico de pesquisa no EaD, temos a oportunidade de fazer isso e mostrar também como os resultados são obtidos, os processos e mecanismos envolvidos. Além disso, pesquisas em andamento também serão apresentadas”, destaca a pesquisadora Madelaine Venzon.

Madelaine, que é coordenadora do Programa de Pesquisa em Agroecologia da Epamig, ressalta que a busca dos consumidores por alimentos livres de agrotóxicos tem se intensificado nos últimos tempos, o que torna a qualificação dos técnicos ainda mais importante. “Os futuros agentes precisam estar informados e atualizados sobre todos os processos envolvidos na produção orgânica. Esses produtos tiveram um aumento de demanda na pandemia, pois a alimentação em casa favoreceu a busca por opções mais saudáveis e isentas de agrotóxicos, o que estimulou os produtores. Percebemos inclusive isso pela demanda de atendimentos na Epamig”, conta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.