MG: produtores de leite debatem propostas para crise do setor
CI
Imagem: Pixabay
PECUÁRIA

MG: produtores de leite debatem propostas para crise do setor

400 produtores participaram do 1º Encontro de Produtores de Leite do Triângulo Mineiro nesta segunda-feira (29)
Por:

Cerca de 400 produtores participaram do 1º Encontro de Produtores de Leite do Triângulo Mineiro nesta segunda-feira (29/11), no Parque de Exposição. A reunião foi articulada pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Alegre de Minas, LUIZ HUMBERTO REIS, pelos vice-presidentes do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, MARCIO GUAPO (presidente do Sindicatos dos Produtores Rurais de Campo Florido e do Núcleo do Sindicato do Triângulo Mineiro) e THIAGO SILVEIRA (presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberlândia) e pelo novo presidente da Comissão de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, JÔNADAN MA.

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, ANTÔNIO DE SALVO, participou por videoconferência: “Essa é uma reunião da maior importância em mais esse momento difícil para os produtores de leite. A Federação da Agricultura e Pecuária se coloca à disposição, apoiando essa causa que é justa e legítima,” ANTÔNIO DE SALVO.

“A cadeia leiteira sofre prejuízos há anos. A situação piorou com a alta dos custos de produção; a elevação dos preços dos insumos e os desajustes econômicos causados pela pandemia. Outro problema é entregar a matéria-prima e só ficarmos sabendo qual valor receberemos um mês depois”, LUIZ HUMBERTO.

“Foi um momento importante para a pecuária leiteira do Triângulo. Tivemos a participação de produtores, políticos, associações e cooperativas. Os problemas foram expostos de forma clara e os produtores gostaram muito da participação do presidente Antônio de Salvo, em seu primeiro dia de trabalho. Sentiram-se acolhidos e fortalecidos”, MARCIO GUAPO.

“Foi um evento de muito sucesso que começou a ser mobilizado por quatro ou cinco produtores rurais e cresceu e que culminou com uma adesão muito forte do segmento. Depois de ouvir as palestras, tenho a impressão de que o produtor está no fundo do poço e quer usar a sua força para reverter essa situação”, JÔNADAN MA, presidente da Comissão de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS.

“O evento cumpriu com o propósito de reunir produtores rurais para que eles expusessem seus pleitos. Entre as principais reivindicações estão melhores preços para o leite e mais transparência nas negociações. O próximo passo será a consolidação dessa pauta num documento que deverá ser concluído em 17 de dezembro no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberlândia, onde também será feita a primeira reunião da Comissão de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG”, THIAGO SILVEIRA.

O documento será encaminhado ao Ministério Público, instituições relacionadas à cadeia do leite e instituições representativas de classe como a CNA e a Abraleite.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.