MG: projeto estimula o plantio de árvores e a preservação do Cerrado mineiro
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

MG: projeto estimula o plantio de árvores e a preservação do Cerrado mineiro

Iniciativa da monteCCer tem como parceira a Emater-MG

Preservar os recursos naturais do Cerrado mineiro por meio da distribuição e plantio de árvores nativas. Essa é a ideia do projeto Viveiro de Atitude. Uma iniciativa da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo (monteCCer), que tem a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), como parceira. As ações são desenvolvidas no município sede da cooperativa, em Monte Carmelo, região do Alto Paranaíba.

Para colocar a ação em prática, foi construído um viveiro com 97 espécies nativas do bioma Cerrado e produzidas mais de 60 mil mudas. “A iniciativa dos cooperados, juntamente com 22 entidades e 9 empresas comerciais, com a participação importante da Emater local, fornece mudas de espécies nativas do Cerrado para aumento das matas e proteção das nascentes”, explica o superintendente da monteCCer, Régis Damasio Salles.

O projeto envolve 158 fazendas cooperadas, que adquiriram as mudas num valor 50% menor do que o de mercado. A proposta visa beneficiar mais de 2 mil famílias no município e região, sendo executado, por exemplo, em parceria com escolas e universidades. Até o momento foram plantadas 9 mil árvores.

“Todos podem participar. Tanto os cooperados como os não cooperados, tanto a área rural como os habitantes das cidades, que são também incentivados a plantar em suas casas”, diz Régis Salles.

O projeto Viveiro de Atitude tem um diferencial: boa parte da mobilização dos produtores e organização das ações são por meio de website, aplicativo mobile e redes sociais. Dessa forma, segundo a monteCCer, evita-se o uso de papel e a poluição ambiental.

Outro ponto relevante é que a arrecadação com a comercialização das mudas é destinada para entidades filantrópicas, que cuidam de crianças e idosos. “Somos um único ecossistema e acreditamos que devemos todos cuidar e zelar pelo bioma Cerrado, da nossa biodiversidade e do zelo com nossas crianças e idosos”, afirma Régis Salles

Itamiran Camargo Silva é produtor de hortaliças orgânicas e avicultura de postura em Monte Carmelo. Ele trabalha com a família nas atividades e comercializa para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Por meio do projeto, ele plantou 250 mudas de árvores em sua propriedade. “A gente tá vendo no dia a dia que quase ninguém importa em preservar o bioma em geral. A gente tem essa preocupação. Se as pessoas começarem a fazer a parte delas, no futuro seria bom. Então é preservar e cuidar” diz o produtor.

Participação da Emater-MG

A Emater-MG atuou na elaboração de uma cartilha digital, disponibilizada em smartphone, tablet e ou computador, para auxiliar os produtores do plantio das mudas. O material traz dicas importantes sobre o plantio das plantas, como a seleção das espécies, escolha e preparo do local, preparo das covas e adubações. A cartilha também orienta sobre os cuidados pós-plantio, como adubação, irrigação, capinas e controle de pragas.

A partir dessas dicas, os produtores fizeram o plantio das mudas em suas propriedades. Os cafeicultores contaram ainda com a participação dos extensionistas da Emater-MG. Muitas mudas foram utilizadas na proteção de nascentes, o que tem impacto direto na proteção dos recursos hídricos.

“Através deste trabalho os produtores rurais podem adotar medidas de conservação e recuperação de nascentes degradadas, por meio de técnicas simples, como de enriquecimento florestal, contenção e cercamento. Estas ações permitem atingir propriedades rurais de Monte Carmelo e região, reduzindo impactos sobre os recursos hídricos e melhorando a qualidade de vida das famílias rurais”, diz o extensionista da Emater-MG em Monte Carmelo, Diego Rezende.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink