CI

MG: proteção de nascentes garante abastecimento de água às famílias rurais

Uma das metodologias para o fornecimento de água para as famílias rurais do Rio Grande do Sul é a proteção de nascentes


Foto: Divulgação

Uma das metodologias para o fornecimento de água para as famílias rurais do Rio Grande do Sul, realizada pela Emater/RS-Ascar, é a proteção de nascentes. Como forma de contribuir para a preservação de recursos naturais, do acesso à água potável e da promoção da saúde no meio rural, ao mesmo tempo em que leva em consideração as Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atua em ações de preservação de nascentes e olhos d'água existentes nas propriedades rurais.

Essa prática tem como objetivo o abastecimento de água potável para aqueles que não possuem redes de abastecimento em suas residências, por meio da conservação das nascentes com relação a agentes contaminantes externos, sejam eles biológicos, químicos ou físicos. Dessa forma, uma parte da água é direcionada para o abastecimento da família e o restante segue o seu fluxo natural, mantendo os recursos hídricos preservados, como córregos, sangas e rios.

Nesta quarta-feira (11/05), foi realizada no município de Barra Funda, região Norte do Estado, uma capacitação sobre proteção de nascentes para extensionistas da Emater/RS-Ascar. A atividade visa qualificar o trabalho já desenvolvido junto às famílias do campo, especialmente no que se refere ao acesso à água de qualidade nas propriedades rurais.

A parte teórica da atividade foi realizada na Câmara de Vereadores e a prática, em uma propriedade rural do município. A capacitação foi ministrada pelas extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Lisandra Mergen e Lilian Rodrigues, que compartilharam seu conhecimento e experiência no trabalho de proteção de nascentes realizado na região de Soledade.

A atividade reuniu extensionistas rurais dos 42 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Acompanharam a capacitação o prefeito de Barra Funda, Marcos Piaia, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, e a extensionista rural e coordenadora regional da área social, Marlete Peroza Piaia.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.