CI

MG: Sistema InovaLácteos participa da Forlac 2022 em Lambari

Feira para Indústria de Lácteos acontece de 3 a 5 de maio, no Sul de Minas


Foto: Divulgação

O Sistema InovaLácteos (SIL) estará presente, em dois stands e dois painéis temáticos, na Feira para Indústria de Lácteos (Forlac), que acontece durante os dias 3 a 5 de maio, em Lambari, no Sul de Minas. Um edital de recrutamento de startups será lançado na ocasião. O projeto de aceleração de empresas de base tecnológica, com foco em toda a cadeia agroindustrial do leite, é executado pela Agência de Inovação Polo do Leite e conta com o apoio do Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O SIL tem ainda a participação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba. Nesses quatro municípios (Viçosa, Uberaba, Lavras e Juiz de Fora), estão instalados os parques tecnológicos parceiros do sistema.

Já o evento, em Lambari, é uma das principais feiras mineiras do setor e tem periodicidade bienal. Em 2022, 190 marcas são esperadas pelos organizadores. Também estão previstas, na programação, palestras técnicas, rodadas de negócios e seminários de especialistas do complexo industrial de lácteos. Mais informações estão disponíveis no site da Forlac: www.forlac.net.br/. O credenciamento é gratuito, pelo mesmo endereço eletrônico.

Stands

Os stands do Sistema InovaLácteos na feira funcionarão como um espaço de conexão entre agentes econômicos do complexo leite, startups, empresas de capital de risco, consultores e pesquisadores dos quatro parques tecnológicos do sistema em Minas. Os participantes e visitantes da Forlac estarão, então, convidados a conhecerem o projeto que, na prática, atua como um hub de inovação, em busca de soluções para os desafios do setor.

Painéis

Na quarta-feira (4/5), o assessor de Assuntos Estratégicos da Seapa e membro-presidente do Comitê Gestor do SIL, Eduardo Ferreira, apresentará o painel "Sistema InovaLácteos: Demandas por Inovação da Cadeia Agroalimentar do Leite", das 15h30 às 16h, no Auditório Carlos Pereira de Sá Fortes, da Expo Lambari. Logo antes, no mesmo local, das 15h às 15h30, também no Painel 1, o CEO da Culturinvest Investimentos, Cristiano Naves Garcia, discutirá o tema "Agroinovação: Uma Prosa Necessária sobre Financiamento da Inovação".

E na quinta-feira (5/5), ocorre o Painel 2, a partir das 15h, com a participação de representantes do Laticínios Scala, da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo) e da Embaré, debatendo os atuais gargalos e dores do setor. Às 16h, serão apresentados os resultados do Sistema InovaLácteos e realizado o lançamento do edital de recrutamento das 40 startups a serem pré-aceleradas pelo programa, em um processo com duração de até um ano, sendo os dois primeiros meses destinados a treinamentos teóricos e práticos.

É recomendado àqueles que tenham interesse em assistir às apresentações nas duas datas que cheguem ao local com antecedência, às 14h30, uma vez que as vagas são limitadas.

“As demandas do complexo industrial do leite, que discutiremos durante os painéis na Forlac, irão compor o edital de seleção das startups. A ideia é que a feira seja o espaço onde acontecerá o primeiro passo para o recrutamento e a criação dessas empresas de base tecnológica. Depois, em julho, durante a Minas Lácteo, realizada em Juiz de Fora, elas terão a oportunidade de fazer um pitch para divulgação de suas propostas”, explica Eduardo Ferreira.

Após a etapa de pré-aceleração das startups, pelo menos oito delas devem participar da fase seguinte, em que serão incubadas nos quatro parques tecnológicos, recebendo um aporte de até R$ 25 mil para elaboração de um Produto Minimamente Viável.

Serviço:

Forlac 2022

Datas: 3 a 5 de maio de 2022

Horário: Das 14h às 20h

Local: Expo Lambari (Ilha dos Amores, avenida Getúlio Vargas/trevo da Garrafa - Lambari/MG)


Painel 1 - Sistema InovaLácteos

Data: 4 de maio de 2022

Horário: a partir das 15h

Local: Auditório Carlos Pereira de Sá Fortes - Expo Lambari


Painel 2 - Sistema InovaLácteos

Data: 5 de maio de 2022

Horário: a partir das 15h

Local: Auditório Carlos Pereira de Sá Fortes - Expo Lambari

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.