CI

MG: treinamentos aprimoram trabalho de apicultores atendidos pelo Programa ATeG

Apicultores de Bocaiuva e São João da Ponte participaram de capacitações e treinamentos do ATeG Apicultura


Foto: Pixabay

Apicultores de Bocaiuva e São João da Ponte participaram de capacitações e treinamentos de apoio ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Apicultura. Os treinamentos foram realizados em parcerias entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e os Sindicatos dos Produtores Rurais dos municípios.

Dentro da iniciativa, os produtores já iniciaram a construção de uma casa do mel a partir de dois cursos de Pedreiro promovido pelo SENAR. Em São João da Ponte, foram capacitados grupos de produtores em Produção de Rainhas e Geleia Real e, em Bocaiuva, os cursos feitos foram de Produção de Pólen, Produção de Rainhas e Geleia Real, e de Boas Práticas na Produção do Mel. Para outubro, está previsto o curso de Prevenção de Acidentes.

Infraestrutura

O técnico de campo do ATeG em São João da Ponte, Gláucio Spínola, conta que, quando começou o trabalho, percebeu a necessidade urgente de um local adequado para o processamento dos produtos apícolas. O mel era processado de forma inadequada e sem a higiene necessária, e também não havia a preocupação com a produção de rainhas.

“Reuni-me com os produtores e mostrei a importância desses processos, pois o mel é um produto consumido in natura. A abelha tem que trabalhar com qualidade, pois o mel é colhido e não passa por processo de cozimento, não é lavado e nem descascado, vai direto para a mesa do consumidor”, explicou.

Hoje, três casas do mel estão sendo construídas e mais duas estão em planejamento.  “Assim, o mel terá segurança e qualidade para ser levado a um entreposto, conseguindo atender os consumidores com um produto seguro e de qualidade”, acrescentou Gláucio.

Segurança pessoal e boas práticas

Em Bocaiuva, o técnico de campo Júlio César Pereira percebeu a necessidade do melhoramento genético nas colmeias, pois os produtores não tinham o hábito de fazer a troca de rainhas. “Depois do curso, os resultados estão muito satisfatórios. Além de melhorar a produtividade, já tem apicultores até fazendo enxames para vender”, contou.

Com a queda da produção do mel em cerca de 50%, por causa do excesso de chuvas na região este ano, e frente à necessidade de geração de renda para os produtores, também foi demandado o curso de Produção de Pólen. “O produto bem aceito pelo mercado e sem produção na região, o que ajudou alguns produtores a ganharem o que perderam com a produção do mel. Isso também já criou outras atividades: hoje, em Bocaiuva, já tem pessoas confeccionado coletores de pólen para venda no mercado local”, disse.

Na última semana foi realizado o curso de Boas Práticas de Fabricação nas unidades de extração de mel, um curso essencial para os produtores. “Hoje, os clientes compram o mel pela qualidade, e só com capacitação técnica e aperfeiçoamento da produção os apicultores conseguem ter produtos com qualidade e em quantidade”, afirmou.

Para Júlio César, a necessidade agora é o treinamento de Prevenção de Acidentes, pois a atividade requer uma atenção especial. Sem a devida orientação e cuidados, o apicultor pode colocar em risco a própria vida e de outras pessoas. O curso já está agendado e vai ser realizado no mês de outubro com o objetivo de capacitar os produtores para exercer a atividade com segurança.

Depoimentos

“Todas as orientações são importantes, mas destacamos a limpeza e desinfecção do ambiente dos equipamentos e utensílios, tratamento da água, saúde do manipulador, além do preenchimento das planilhas e fixação dos POPs [Procedimento Operacional Padrão]” - Lucimary Pereira Rocha, da comunidade Brejinho, em Guaraciama; e Manoel Gonçalves Dias, de Bocaiuva. Fizeram o curso de Boas Práticas

“Aprendi que abelhas rainhas com boa genética são fundamentais para a formação de colmeias que resultem em alta produtividade de mel, pólen e própolis” - Pedro Pereira, apicultor em São João da Ponte, participou do curso de Produção de Geleia Real e Rainhas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.