CI

MG e MS superaram o desempenho brasileiro nas exportações de carne bovina

As exportações mineiras de carne bovina cresceram 38,6% no período, o equivalente a 13,58 mil toneladas


O Brasil exportou 13% menos carne bovina no primeiro semestre de 2009, comparado ao mesmo período de 2008, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Mas alguns Estados registraram crescimento. No acumulado de janeiro a junho de 2009, comparado ao mesmo período de 2008, o volume de carne bovina exportada cresceu em Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Dentre estes Estados, os aumentos mais significativos, em valores absolutos, ocorreram em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. As exportações mineiras de carne bovina cresceram 38,6% no período, o equivalente a 13,58 mil toneladas equivalente carcaça (tec). Já o Mato Grosso do Sul exportou 22,83 mil tec a mais em 2009 na comparação com 2008, um crescimento de 38,9%.

O fato da maior parte das fazendas habilitadas para a exportação para a União Européia estar em Minas Gerais contribuiu para este aumento. Mas no Mato Grosso do Sul houve, na verdade, uma recuperação das vendas externas, já que no ano passado a região estava embargada para as exportações (conseqüência ainda dos casos de febre aftosa de 2005).

Na classificação geral por Estado, analisando ainda o volume de carne bovina exportada no primeiro semestre de 2009, Mato Grosso do Sul ocupou a quarta colocação (com 8,4% das exportações) e Minas Gerais é o quinto (com 5% do total).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.