CI

MG é responsável por 22% da produção nacional de peru

O Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, tanto na produção como na exportação


Dados da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelam que o agronegócio mineiro em 2006 representou 11,9% dos R$ 167 bilhões do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) brasileiro, o equivalente a cerca de R$ 20 bilhões de reais. Pela análise, em 2006 ocorreu uma redução na participação da agricultura (de 55,5% para 55,0%) e aumento na participação da pecuária (de 44,5% para 45,0%) no conjunto dos resultados do agronegócio estadual.

A avicultura elevou o Estado à quinta posição no ranking dos maiores estados produtores de aves do país. A região do Triângulo Mineiro se destaca por sediar a maior parte de avozeiros e matrizeiros, além de integrar três grandes indústrias de abate. Uma das opostas na região é da Sadia, que tem na cidade de Uberlândia uma de suas principais bases de produção.

Outra área com grande concentração de produtores é a Zona da Mata, que conta com mais de 500 integrados. Mas é no Centro-Oeste do Estado que está o maior foco de produtores de frangos distribuídos em integrações, além de três indústrias de abate. Já a região Central abriga três integrações e sete indústrias de abate, matrizes e produtores independentes.

Com relação à produção de ovos, MG responde por 14% da produção brasileira e é o segundo maior produtor, atrás de São Paulo, com 36%. As granjas de produção de ovos são de grande porte, possuindo três empresas entre as dez com maior número de poedeiras alojadas.

Já o Sul de Minas é o maior pólo produtor de ovos de consumo e de codornas, alojando mais de 6 milhões de poedeiras e mais de 500 mil codornas. Somente o Núcleo dos Avicultores das Terras Altas da Mantiqueira (Natam) abriga mais de 5 milhões de aves. O Norte de Minas também tem papel significativo nesta produção, pois participa com cerca de 16% da produção mineira de ovos. Quanto aos ovos industrializados, Minas é o segundo maior produtor e foi a pioneiro com o Aviário Santo Antonio, instalado em Nepomuceno (MG). As informações são da assessoria de imprensa da AveSui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.