Micróbio do solo aumenta colheita, diz estudo
PESQUISA

Micróbio do solo aumenta colheita, diz estudo

Pesquisadores estudam bactérias alternativas
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisadores do Food and Agricultural Development Authority (TEAGASC) identificaram uma nova bactéria que pode modificar as características da planta e fornecer características benéficas, como resistência a doenças. Esta não é a primeira vez que os cientistas usam bactérias para modificar geneticamente as plantas.

Agrobacterium tumefaciens, às vezes referido como 'o engenheiro de plantas do mundo', tem transformado plantas geneticamente há milênios e tem sido aproveitado por muitos anos para gerar safras geneticamente modificadas em todo o mundo. Mais de 180 milhões de hectares de lavouras que foram modificadas com Agrobacteriu são cultivadas em todo o mundo a cada ano.

Existem limitações para o uso de Agrobacterium para modificar culturas, incluindo patentes e desafios técnicos. Em um esforço para superar isso, os pesquisadores começaram a procurar por micróbios alternativos que pudessem ter o mesmo efeito.

Dr. Ewen Mullins, Chefe de Ciência de Culturas no TEAGASC, e seus colegas encontraram uma alternativa ao Agrobacterium, que pode até mesmo modificar uma gama mais ampla de culturas de forma mais eficaz. Essa bactéria alternativa, chamada Ensifer aderens, é coletada da rizosfera, a comunidade microbiana diversa que vive no solo ao redor das raízes das plantas.

O Dr. Mullins prevê que há muito mais bactérias na rizosfera que podem modificar as plantas da mesma forma que o Ensife e o Agrobacterium e podem até transformar uma gama maior de plantações. Mais importante ainda, os rizóbios específicos da cultura podem ser identificados com a capacidade de apoiar ainda mais a produtividade da cultura em face da ampla gama de desafios que atualmente enfrentam os sistemas de produção de alimentos.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink