Micróbios tem impacto na saúde das plantas
CI
ESTUDOS

Micróbios tem impacto na saúde das plantas

Estudam buscam aprimorar a relação planta-micróbio
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisas sugerem que micróbios no solo, raízes e folhas têm impactos importantes na saúde e produtividade das plantas. Agora, novas pesquisas interdisciplinares na North Carolina State University, dos Estados Unidos e em três universidades dinamarquesas examinarão o papel dos micróbios associados às plantas e suas interações com as plantas. O objetivo é ajudar a tornar as culturas mais resilientes às tensões ambientais, reduzindo a necessidade de tratamentos químicos e irrigação. 

O novo Programa Colaborativo de Resiliência de Culturas (CCRP) é financiado pela Novo Nordisk Foundation, a organização matriz da líder em soluções biológicas e parceiro da NC, Novozymes. A NC State receberá aproximadamente US$ 8 milhões do financiamento de US$ 30 milhões do projeto em seis anos. 

O programa será liderado por Amy Grunden, do Estado da Carolina do Norte, William Neal Reynolds, Professor Distinto de Biologia Vegetal e Microbiana, que ajudou a desenvolver a proposta do programa depois de realizar um workshop de grande sucesso na Dinamarca sobre interações planta-micróbio. A Universidade de Copenhague, a Universidade de Aarhus e a Universidade Técnica da Dinamarca colaborarão no projeto. 

“O objetivo é melhorar a produtividade das plantas diante das mudanças climáticas e dos patógenos e pragas emergentes, aproveitando micróbios para ajudar as plantas a evitar estresses enquanto adquirem nutrientes para reduzir fertilizantes, pesticidas e irrigação. Mas temos dois grandes desafios: não sabemos o suficiente sobre como as plantas recrutam e mantêm seus microbiomas. E ainda não sabemos como usar a análise de big data para entender as interações planta-micróbio-solo, dada a complexidade dessas relações em um ambiente em constante mudança”, diz Grunden.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.