Microminerais orgânicos podem potencializar produção de leite em até 1,7L/dia

Produção

Microminerais orgânicos podem potencializar produção de leite em até 1,7L/dia

Os minerais na forma orgânica auxiliam na imunidade, reprodução e desempenho dos animais
Por:
145 acessos

Os minerais na forma orgânica auxiliam na imunidade, reprodução e desempenho dos animais, resultando na melhora da produção dos bovinos de leite

O desempenho dos bovinos está diretamente relacionado à capacidade genética e aos nutrientes absorvidos na dieta. Mas nem sempre a alimentação oferece quantidade suficiente de minerais para atender às exigências do animal. Nesse caso, a suplementação com o uso de microminerais orgânicos pode ser a solução. Segundo pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia em parceria com a Alltech, essa inclusão pode aumentar a produção de leite em até 1,7L/dia.

Segundo o gerente de bovinos de leite da Alltech, Daniel Lobato, a utilização de microminerais orgânicos influencia em três importantes áreas: imunidade, reprodução e desempenho. “No caso da imunidade, pode-se perceber por meio da contagem de células somáticas. Na reprodução, é possível perceber que as vacas retornam ao cio mais rápido e a taxa de concepção aumenta enquanto que no desempenho ocorre aumento na quantidade de leite produzida”, afirma.

Por isso, o acompanhamento e as análises de deficiência são essenciais durante a formulação de misturas minerais para bovinos. Além disso, pesquisas têm demonstrado que existe maior biodisponibilidade desses nutrientes na forma orgânica quando comparados aos minerais inorgânicos, o que gera redução significativa da excreção de minerais na natureza, resultando em economia e bem-estar animal. Como exemplo, existem estudos que verificaram que o zinco na forma orgânica favorecem o fortalecimento do casco. “Quanto mais problema de casco a vaca tiver, menos vai se alimentar, diminuindo a produção. Com a grande exposição do gado ao barro e a ambientes contaminados, a resistência é um dos fatores importantes para a produtividade”, ressalta Lobato.

De acordo com o especialista, mesmo sendo consideravelmente novo no mercado, os produtores têm visto, na prática, os resultados. “As pesquisas estão ficando cada vez mais consistentes e isso é essencial na hora de definir qual é a dieta adequada utilizando os  microminerais orgânicos”, destaca.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink