CI

Miho tem leve recuperação no interior

Mas a perspectiva geral continua de queda


Depois de quatro dias em queda, o índice Cepea do milho para Campinas, que são a média aritmética dos negócios e das ofertas para esta região e cidades adjacentes, registrou leve melhora de 0,18% nesta segunda-feira, elevando-se para R$ 39,59/saca de 60 kg. O índice da B3 também se recuperou 0,58%, depois de três dias de queda.

Com isto, a evolução mensal no mercado futuro foi negativa em 0,55% durante o mês de fevereiro, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica. As exportações de milho estão fortemente retraídas, diante da prioridade dada à soja: nas duas primeiras semanas do mês (10 dias úteis) os embarques totalizaram apenas 113,18 mil toneladas, cerca de 60,7% a menos do que o mês de março na mesma época, mas 53,6% acima das mesmas semanas de abril do ano passado. 

Em São Paulo, a semana começou com poucos negócios e referências pressionadas para a saca de milho. Nos últimos dias, produtores paulistas aumentaram o interesse para fixação dos lotes, embora o volume realmente efetivado não seja grande. “A maioria dos produtores começa a olhar com bons olhos a negociação do milho, uma vez que o nível de preços atual é remunerador e os fatores de incerteza e risco começam a perder força”, comenta o analista Luiz Fernando Pacheco. 

“O bom comportamento climático colabora com o plantio da safra de inverno e também para o avanço da colheita de verão local. Granjeiros e Indústrias se aproveitam do aumento pontual de disponibilidade para testar preços menores (alvo nos R$ 40,00/sc para a praça) e, em alguns lotes, já obtém sucesso. Existem também especulações em torno da entrada de cargas de milho tributado (origem do MT e MS), que seriam favorecidos pelo afrouxamento dos fretes”, diz ele. 

A CONAB anunciou Leilões privados de milho para Minas Gerais na última sexta-feira (13) e a expectativa de que ela divulgue Leilões de seu armazém para a próxima semana ganharam força. “A melhora da disponibilidade, ainda que pontual, tira a pressão dos intermediários e silos, permitindo negociações inferiores às praticadas até o momento”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.