CI

Milho: colheita acelerada reduz preços e estimula negócios no Mato Grosso

Economistas, no entanto, alertam que nova estimativa não levou em conta todas as perdas produtivas


Economistas, no entanto, alertam que nova estimativa não levou em conta todas as perdas produtivas

O ritmo considerado “acelerado” da colheita do milho safrinha em Mato Grosso tem ajudado a reduzir preços e estimulado negócio no mercado interno. A avaliação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De acordo com o relatório, a safra atual leva vantagem em comercialização, em relação ao mesmo período da safra anterior.

Os economistas, no entanto, alertam que a nova estimativa de comercialização não levou em conta todas as perdas produtivas decorrentes dos problemas enfrentados na atual safra. “Para os próximos meses é esperado que as negociações voltem ao padrão de poucos avanços, visto que a disponibilidade do cereal a ser comercializado está abaixo do que se esperava”.

Outro ponto destacado pelo instituto é sobre o “movimento de alta nos preços em virtude da pouca oferta” que não foi observado em agosto. Para os especialistas, tal situação pode “impactar no fechamento das vendas pelos produtores”. Até o momento, foram comercializados 79,4% de uma produção de 19 milhões de toneladas. A estimativa é 3,2% maior em relação ao mesmo período da safra anterior, quando haviam sido comercializados 76,2% do total produzido. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.