CI

MILHO: custeio continua em alta

Elevação é pautada pelos preços aquecidos dos insumos agrícolas, principalmente os adubos, o que já vem ocorrendo desde o início das negociações para à safra


Foto: Marcel Oliveira

O relatório divulgado pelo Imea na última segunda-feira (16/05) trouxe novamente reajustes nos indicadores do custo de produção do milho em Mato Grosso. Assim, a estimativa para abril de.2022 referente ao custeio da próxima safra está em R$ 3.327,43/ha. "Para se ter uma ideia, isso representa um incremento de 39,79% no custo de produção em relação à temporada passada", ressalta o Instituto.

Os componentes que mais tiveram participação neste aumento foram os fertilizantes, defensivos e sementes com 59,97%, 23,09% e 21,11%, respectivamente. Essa elevação é pautada pelos preços aquecidos dos insumos agrícolas, principalmente os adubos, o que já vem ocorrendo desde o início das negociações para à safra, em função da menor oferta de fertilizantes no mercado após o início da pandemia e, mais recentemente, pelos conflitos na Europa.

Por fim, os altos preços dos fertilizantes vem influenciando na comercialização do produto que se encontra 12,99 p.p. atrasada em relação ao mesmo período do ano passado.

 A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.