CI

Milho: Empurrão dos EUA

Às vésperas do início da colheita do milho safrinha, os preços do cereal continuam em queda livre


Às vésperas do início da colheita do milho safrinha, os preços do cereal continuam em queda livre nas principais praças de comercialização do Brasil. Em relatório divulgado na segunda-feira, a FCStone mostrou que a as cotações do grão chegaram a recuar até 10% no mercado físico brasileiro, pressionadas pela expectativa de melhora no clima dos Estados Unidos. Segundo a consultoria, apesar de o plantio ainda estar atrasado no país, os trabalhos devem começar a ganhar ritmo a partir de agora. “Ainda estão previstas chuvas para esta quarta-feira, (…) mas há previsão de clima mais seco e quente nas próximas semanas”, diz o documento.


De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, o Usda, apenas 5% da área prevista para o milho nesta temporada foram semeados, um avanço semanal de apenas um ponto percentual. Nesta mesma data em 2012, o índice chegava perto de 50%. O normal para esta época do ano é o plantio de um terço da área.

A FCStone ressalta que “como regra geral, 1.º de junho é considerada a data limite na região central do cinturão do milho nos EUA, a partir da qual o milho é abandonado e os produtores migram para a soja”. Em março, o Usda estimou 39,4 milhões de hectares de milho e 31,2 de soja nos EUA. Conforme a consultoria, o próximo relatório de oferta e demanda (10/maio) deve trazer “estimativas de rendimento robustas e produção volumosa, o que deixará os níveis de estoque da safra 2013/14 em situação adequada”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.